Assim como bons filmes ganham novas versões, na música, a arte de samplear (utilizar partes de outras músicas para criar uma nova) traz para os novos tempos sonoridades impecáveis que muitas vezes a atual geração nunca sonharia em conhecer. O rap é o maior divulgador e consumidor do sample, que junto ao feeling e a técnica ajudam a construir novos clássicos.
[su_spoiler title=”VEJA TAMBÉM” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]
Estudo afirma que samples influenciam nas vendas das músicas originais
[/su_spoiler]
Desde de o primeiro disco “Holocausto Urbano“, lá em 90, os Racionais Mc’s já muniam suas produção com samples de gente grande. Como em “Pânico na Zona Sul“, com sample de 3 músicas do grandioso James Brown, “The Payback”, “Mind Power” e “Funky Drummer”.
Clássicos sagrados como “Um Homem na Estrada“, “Vida Loka 1 e 2“, “Negro Drama” e tantos outros também tiveram suas instrumentais criadas a partir de clássicos de uma outra época. O Toddy Ivon — diretor responsável pelos melhores clipes de Don L, Oriente, Rico Dalasam e outros — criou uma playlist reunindo todos (ou quase) samples utilizados pelos quatro pretos mais perigosos do Brasil.
De o play e viaje nesse mar de musicalidade e cultura: