Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Feliz Aniversário Tupac!

Ele morreu e deixou material suficiente para lançar álbuns póstumos por 10 anos, rimava sobre tudo, fez música para mãe e fez música também para seus desafetos. Conseguia falar sobre as “bitchs” ao mesmo tempo que exaltava as mulheres, como em “Keep Ya Head Up”

Hoje, dia 16/06, Tupac Shakur estaria completando 45 anos de idade se estivesse vivo. Muitos se perguntam como estaria a carreira de 2Pac hoje em dia, tanto no Rap como no cinema. Como seria as músicas dele, será que manteria o flow diferenciado e as rimas agressivas? Será que ele ganharia um Oscar como Jamie Foxx ganhou? Só nos resta imaginar como seria Tupac hoje em pleno 2016.

Certa vez uma amiga minha, que não curte muito Rap, me perguntou o que 2Pac tinha de tão especial pra tanta gente ser fã incondicional dele. Eu tentei explicar para ela de uma maneira bem pessoal que: o legado que ele deixou é responsável por isso. Tupac se tornou um ícone não só do Rap, mas de toda a música, ele é um dos rappers mais influentes para toda uma geração de rimadores do mundo. Ele morreu e deixou material suficiente para lançar álbuns póstumos por 10 anos, rimava sobre tudo, fez música para mãe e fez música também para seus desafetos. Conseguia falar sobre as “bitchs” ao mesmo tempo que exaltava as mulheres, como em “Keep Ya Head Up”:

Perdoe mas não esqueça, menina mantenha a cabeça erguida. E quando ele diz que você não é nada não acredite nele. E se ele não pode aprender a amar você deve deixá-lo. Porque irmã você não precisa dele.” Falei para essa minha amiga também que Tupac não era só mais um mc, ele era filho de uma mulher que fez parte dos Panteras Negras, ele tinha sangue de revolucionário, e, apesar de ter feito algumas bobagens na vida(como qualquer ser humano) e se meter em muita polêmica, era engajado com causas sociais. Fez faculdade de artes, era um ator formado… Respondi a pergunta dela mais ou menos assim, resumidamente, e ela me disse: “Da hora, vou procurar conhecer mais o trampo dele”.

Já ouvi pessoas falando que não são fãs de 2Pac por causa do estilo de vida gangsta que ele tinha e que estava presente em sua música, assim como nas músicas do Biggie, Nas, NWA e outros mc’s dos anos 90’s. Mas prefiro enfatizar as rimas que ele relatava a realidade dele, que parece muito com a realidade de muitas pessoas do mundo. Em “Changes” ele diz: “E não é nenhum segredo não conciliar os fatos… A penitenciária está lotada, e está preenchida por negros. Mas algumas coisas nunca vão mudar. Tento mostrar outro caminho, mas eles continuam no jogo das drogas“.

O fato dele ter morrido apenas com 25 anos contribuiu para o seu status de lenda, mas não tira o mérito do rimador que parecia já saber que iria ser tornar uma lenda! “Outro album meu saindo, é só pra isso que eu vivo. Cada vez mais louco até eu ver o meu caixão. Enterrado como um gangsta enquanto o mundo todo se lembra de mim. Até o fim dos tempos…” (Until The End Of Time)

https://www.youtube.com/watch?v=R-AcxButmJE

Como 2 Pac estaria hoje é uma conversa que dura bastante tempo. O que se tem certeza é que sua música vai perpetuar… Tupac é o rapper favorito do seu rapper favorito!

O filme biográfico de Tupac, All Eyez On Me, acabou de ganhar um trailer, confira.