Mariana, conhecida como MJ, é moradora da Torre, bairro da Zona Norte do Recife, uma mina atuante, guerreira, mãe de três mulheres, nordestina e com suas próprias palavras, “a primeira Mc de Recife, com muito orgulho’’.
Ela iniciou sua trajetória em 1995, inspirada por Dina Di, Lauryn Hill e Lady Rapper, e já entrou com tudo, quebrando todos os tabus que já eram imposto as mulheres naquela época, principalmente de subir nos palcos e expor seus pensamentos.
O primeiro contato com o rap surgiu através do skate, que levou Mariana a conhecer as rodas da break, e se identificar com a linguagem e a liberdade de se expressar dentro do movimento.
Junto com Fabiana Rossini, a Mc faz parte do grupo “Donas” e vem com ideias diretas que abordam temas como: liberdade, autoestima e feminismo.
“As mulheres que sofrem violência, elas precisam da mão das outras, elas precisam de uma música que ela escute e diga: ‘Pô, essa mulher tá me dando uma força nessa letra aí’ Eu uso muito meu Rap pra isso… Isso que fez minha libertação no Rap, foi resgatar as Manas.” nos disse MJ.
A proposta do Donas é de crescimento, resgate, e que através da música, possam trazer outras mulheres para atuar dentro do movimento, seja no microfone ou nos demais elementos. O grupo havia dado uma pausa, mas voltou com tudo, com vários projetos e um deles é chamado: “Donas e os monstros” que são as minas e dois Dj’s cabulosos, que prometem roubar a cena.
A Mc ganhou a final da Liga Feminina de mc’s e vai representar lindamente Pernambuco no Duelo Nacional, e disse que vai chegar falando: “Meu Maracatu pesa uma tonelada” pra acabar de vez com esse preconceito pelos Nordestinos.
O Rima Dela é um projeto do coletivo feminino Soul Di Rua, feito exclusivamente com mulheres, para que elas possam expor suas ideias abertamente, mostrar suas conquistas dentro da cultura Hip-Hop e que através das suas vivências, seu dia a dia, suas lutas e conquistas, possam se expressar da forma que desejam.
O intuito do projeto é dar mais visibilidade e voz as mulheres através da sua arte, da sua poesias, de rimas, improvisos, mostrando a força e a importância que todas tem dentro do movimento.
Curta a página do Soul Di Rua e acompanhe o trabalho da MJ no Facebook.