Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Fora dos holofotes, Akon cria projeto que literalmente levará luz à África

Mais do que criar Usinas de energia Solar no continente, a iniciativa Akon Lighting Africa irá formar africanos para desenvolverem tais tecnologias: “Estamos fazendo mais do que apenas investir em energia limpa. Estamos investindo em capital humano”

O rapper e cantor senegalês-americano Akon — conhecido mundialmente por hits como “Lonely“, “Don’t Matter” ou “Locked Up” — já está a um tempo fora dos flash da gigantesca mídia norte-americana. Enquanto prepara novos lançamentos, o rapper está disposto a levar eletricidade a países da África com a iniciativa Akon Lighting Africa; fundada em parceria com Thione Niang e Samba Bathily.

Akon anunciou na última quinta-feira (4) o lançamento da primeira “academia solar” —espécie de faculdade que forma pessoas para trabalhar e desenvolver no ramo da energia solar — para o continente.

A instituição, que será inaugurada em Bamako, capital do Mali, vai capacitar engenheiros e empresários africanos para o desenvolvimento de energia solar. Especialistas europeus ajudarão com equipamentos de treinamento e programas.

A academia terá o objetivo de ensinar pessoas como instalar e manter sistemas elétricos movidos a energia solar, assim como pequenos painéis solares, “que estão decolando na África rural“, informou a iniciativa.

Assim como algumas regiões da America Latina, o continente Africano possui sol quase todos os dias por ano, em média 320, o que faz do uso da energia solar uma ótima forma para levar eletricidade nos países africanos.

O que hoje é básico pra nós, pra milhões ainda é ‘mordomia’, o mundo é ainda mais diferente da ponte pra lá: estudo recente diz que 74% da população africana não têm acesso a energia elétrica, contra somente 2% no Brasil, por exemplo.

Temos o sol e tecnologias inovadoras para levar eletricidade para casas e comunidades. Então agora precisamos consolidar especialistas africanos“, disse Samba Baithily, que fundou a organização com Akon e Thione.  “Estamos fazendo mais do que apenas investir em energia limpa. Estamos investindo em capital humano. Podemos alcançar grandes marcos e acelerar o processo de transformação do continente com africanos altamente qualificados como engenheiros, técnicos e empresários“, acrescentou.

O grupo anunciou o lançamento da academia no segundo Fórum das Nações Unidas sobre Energias Sustentáveis para Todos, em Nova York.