Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

14/06: Sábado, 3ª Edição da Usina de Rima em Divinópolis-MG

 [su_button url=”https://www.facebook.com/events/1490733811156818/?fref=ts” target=”blank” background=”#bf1805″]Clique aqui para confirmar presença[/su_button]

No segundo sábado de Junho (14) acontece a 3ª Edição do Usina de Rima em Divinópolis, Minas Gerais.

O evento acontece as  17 horas ao lado do teatro Usina Gravatá, no bairro Bom Pastor, e trará muito hip-hop para os presentes, expondo todas as vertentes do estilo e ainda de graça.

[su_spoiler title=”Conheça o projeto Usina de Rima”]

O coletivo “Usina de Rima” surgiu em Divinópolis/MG, em março de 2014, com o objetivo de (re)pensar a mobilidade urbana, a ocupação do tempo livre, o fazer artístico e cultural, propondo o empoderamento dos espaços públicos urbanos. A proposta é ressignificar a utilização desses espaços, sobre as perspectivas de vivências das juventudes divinopolitana, a partir de apresentações artísticas e produções de eventos culturais ligados à cultura popular.

O ”Usina de Rima” é formado por jovens de manifestações culturais populares como: Poesia marginal, Malabares, Hip-hop, entre outras. O coletivo se organiza de forma transversal com outros coletivos e entidades culturais (Coletivo Pulso, Barkaça, Seja Doce, Divino Circo, Rap de Rua, Movimento Negro e Ponto de Cultura de Divinópolis) que têm a horizontalidade como estrutura de gestão. Esses coletivos constituem uma rede colaborativa de atuação cultural, a rede “AGE”, facilitando a prática do fazer artístico e cultural.

O “Usina de Rima” se estrutura em dois eixos prioritários e complementares. O eixo I tem como finalidade identificar, por meio de estudos sociais e culturais, os espaços ociosos que tenham potencialidades para as práticas do fazer artístico e cultural. A escolha dos espaços leva em consideração, tanto a ausência do poder público na manutenção física, compreendendo todo o perímetro urbano, quanto a ausência de atividades que proporcionem aos jovens divinopolitanos a ocupação do tempo livre.

O eixo II atua em consonância com o eixo I, na identificação e na produção de atividades culturais, que melhor se relacionam com o espaço a ser ressignificado. As atividades culturais são realizadas mensalmente, em conjunto com a rede “AGE”. O envolvimento do público e da comunidade em geral é fundamental para essa ressignificação, uma vez que a iniciativa atua na perspectiva de envolver os jovens numa relação de apropriação das atividades e dos espaços que representam intervenções físicas de arborizações ornamentais e frutíferas, bancos, grafitagem, iluminação etc.

Desde o mês de março de 2014, o coletivo vem atuando na ressignificação do entorno da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com a inciativa ”Batalha de MC’s”.

O evento intercala exposições literárias, apresentação de dança de rua, Pocket Show’s de RAP, entre outras atividades.No dia 14 de maio, o coletivo realiza a terceira edição do Evento “Usina de Rima”. O evento iniciará a apartir das 17h, na ocupação cultural “Usina de Rima”, localizada na rua Vereador Dr. Waldemar Rauch, S/n, próximo ao teatro Municipal Usina Gravata.

[/su_spoiler]

Atrações:
Pocket Show com: Chapoca (Divinópolis), Di Cão Atividade (Nova Serrana) e Gatilho (Itaúna)
Batalha Show de b.boys Divinópolis vs Itaúna
Grafiti ao vivo
Batalha da Usina (Batalha de Mc’s) *Inscrições ainda estão abertas, clique aqui para se inscrever
10311161_1438493789740422_3402517924489315822_n