1 Dos 79 – O fragmento de uma revolta coletiva

Acontecimentos fortemente repercutidos tem um poder de resposta significativamente notável em nossas vidas. Nosso cérebro recebe o impacto de uma notícia e o sentimento gerado pode despertar muitos outros a partir daí. A maneira que lidamos com essas situações em grande parte das vezes, manifesta um poder de resposta totalmente fora da nossa zona de conforto.

Quem não teve sua rotina interrompida pela lamentável notícia que percorreu o Brasil, quando doze militares dispararam 80 tiros contra o carro de uma família que se locomovia para um chá de um bebê, causando a morte do músico Evaldo Rosa e do catador de material reciclado Luciano Macedo? O acontecimento gerou a revolta em milhares de pessoas que se posicionaram de diversas formas e expressaram suas opiniões sobre um dos assuntos mais comentados do ano.

Encarte do Single: Lucky Designer

Entre esses milhares, o MC e compositor JED4I, encontrou o alvo para direcionar o seu primeiro lançamento dentro do rap. E em um misto de revolta e frustração, resolveu por as cartas na mesa sobre não só esse, mas vários outros assuntos que são fortemente abordados no single “1 Dos 79“.

A faixa afronta diversos pontos relacionados a falhas políticas, negligência governamental, abuso de poder e violência militar. Considerada por ele um dos seus projetos mais importantes, não contém participações e teve sua autoria em 100% da composição, onde a produção fonográfica ficou por conta da OLD Produções e a direção de arte e vídeo assinada pelo Lucky Designer.

Eu resolvi fazer essa letra como referência ao 1º tiro que foi aceito, sendo desconsiderado os 79 pelos militares que afirmaram ter disparado em advertência… então eu usei essa única bala como uma referência pra estruturar essa letra. Falo sobre fatos que vem por parte do racismo e da infeliz visão que ainda há hoje em dia dentro e fora da nossa percepção.

JED4I