062 Acústico revela novos talentos do rap goiano

Pra se lançarem no meio musical independente, sobretudo no rap, os amigos Matheus Dourado e Rodrigo Patrício tiveram a ideia de escrever um projeto que contemplasse não só eles como artistas, mas vários outros talentos escondidos em Goiânia. “062 Acústico” terá estreia dia 16 de agosto com a canção #1 – “Sobre Voltar”, composta por eles e arranjos de violão de Yan de Paula.

Começaram em casa mesmo aos 17 e 18 anos, escrevendo sua primeira canção estilo love song. O vídeo caseiro foi parar na internet e o sucesso foi instantâneo, quase 30 mil visualizações organicamente. Não esperava menos, pois a composição é linda e uma voz que abraça.

O ibope dessa versão motivou os jovens a levar mais a sério a vida musical e buscar os recursos necessários para que a ideia de um projeto acústico saísse do papel. Contemplados na Lei Aldir Blanc, os garotos conseguiram produzir, com videoclipes, as duas primeiras músicas do projeto 062 Acústico.

A canção #3 do acústico terá participação especial. A ideia é que a partir da canção #4 sejam apresentados outros artistas goianos previamente selecionados.

“Nosso projeto acústico tem como objetivo nos lançar como artistas, revelar e trazer visibilidade para jovens, músicos e cantores do nosso estado com o foco na capital Goiânia, principalmente para os jovens das periferias que não tem oportunidades nem condições de mostrar seu potencial artístico”, explica Patrício, um dos idealizadores e cantor.

Os vídeos serão apresentados periodicamente no canal Maroca Records, produtora criada por eles em homenagem a icônica avó do cantor Patrício. A ideia é se consolidar como uma produtora musical de acústicos, a exemplo do que já faz o grande selo Pinneaple, entre outros.

Ficaram curiosos? Confira só a prévia do 062 Acústico #1 – Sobre Voltar:

Edição de vídeoclipe: Sonnin

SELEÇÃO DE ARTISTAS

A seleção desses artistas será feita pelos próprios idealizadores do projeto 062 Acústico, por concurso online. Serão selecionados até 5 artistas por edição. De acordo com Patrício, os critérios serão bastante técnicos: originalidade, dicção, voz, timbre, carisma e, claro, aquele naipe de artista.

“Faremos a seleção através de nossas redes sociais, com uma postagem no Instagram, que terá um link na bio para direcionar os candidatos ao site de inscrição. No site, além de preencher um formulário, o artista deverá anexar um vídeo de até 1 minuto cantando uma composição própria no estilo musical que desejar, elaborado a partir de um tema que disponibilizaremos. E aí é só aguardar”, explicou Patrício.

Aos que se interessarem em participar do projeto vão precisar mostrar talento principalmente para composições. O Acústico apresentará temas especiais e terá instrumental a base de violão e percussão.

Apesar do apoio financeiro inicial para o projeto, a equipe ainda procura parceiros e patrocinadores para seguir com o 062 Acústico a partir do lançamento #3. Quem se interessar em apoiar o projeto dos artistas, pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo Instagram – @patricio_eu

RAP ACÚSTICO

Apesar de rap acústico ser pouco explorado entre os artistas goianos, este não é o primeiro projeto de “Rap Acústico” que já rolou por aqui. E nem o último.

Os rappers da banca Noiz Por Noiz, composta pelos artistas King, Jottace, L’Mc, Jimy, DsKiller, Dr Mouse, Escafa 777, Dj Johnny Black, Dzr, Urso, ItaloMc e outros aliados, já lançaram um projeto bem parecido em 2016 chamado “Noiz Por Noiz Acústico Session”, que se estendeu até 2019 e chegou ao #15 vídeo.

Liderado por Jimy, o acústico também apresentou canções com vários artistas goianos, como Gasper, Dan BDC, A TropaH2, Silvvr, além de artistas de fora como Mano Fler e TheGust Mcs.

Independente de quem já fez ou quem ainda vai fazer um acústico de rap por aqui, Mano King reconhece o corre de produzir este trabalho, sem disputa de egos.

“Quem realmente ganha com projetos deste tipo é a própria cultura, a própria cena”.

KING

Enquanto esperamos o lançamento do 062 Acústico, conheça ou relembre episódios da Noiz Por Noiz: