“Straight Outta Compton” é premiado no MTV Movie Awards 2016 e elenco alfineta Oscar

AlgumasPremiações norte-americanas deste ano foram dominadas pela controvérsia do #OscarsSoWhite que, além do Oscar, acabou esbarrando no Grammy e atraindo boicotes às premiações ‘embranquecidas’ através de diversos artistas negros.

Um dos pontos para o início dos protestos foi a falta de indicações para o aclamado filme biográfico do N.W.A., o drama “Straight Outta Compton” — o blockbuster acabou ficando de fora das principais categorias do Oscar, feito que desagradou diversos críticos do cinema, além de, claro, mostrar o racismo institucional na academia.

Mais de um mês depois de ter sido ignorado pela premiação, “Straight Outta Compton” teve seu momento de reconhecimento no “MTV Movie Awards“, onde o filme ganhou a categoria “Filme Baseado em História Real“, entregue pelas mãos de ninguém menos que Kendrick Lamar — ao contrário do Oscar ou Grammy, as votações do tradicional prêmio da MTV são abertas ao público.

O elenco do filme entrou no palco para receber a premiação ao lado de Dj Yella, membro original do N.W.A. Já o ator Jason Mitchell (interprete de Eazy-e) usou sua fala para satirizar o #OscarsSoWhite: “Eu só gostaria de ter um momento para agradecer à Academia – quero dizer MTV” falou, fazendo uma leve crítica ao Oscar pela falta de reconhecimento com “Straight Outta Compton”. O atorO’Shea Jackson Jr. (interprete do Ice Cube) também disparou palavras de movimento que você confere no vídeo acima  — lembrando que o ato contra a falta de diversidade no Oscar 2016 está rendendo mudanças inéditas no método e representantes da Academia da premiação.

A categoria “Filme Baseado em Fatos Reais” ainda tinha concorrentes como  “Um Homem Entre Gigantes“, “Joy: O Nome do Sucesso“, “Steve Jobs“, “A Grande Aposta” e “O Regresso“. O filme biográfico do N.W.A. ainda concorria nas categorias “Filme do Ano” e “Atriz/Ator Revelação” com O’Shea Jackson Jr.

Veja a lista completa dos vencedores do MTV Movie Awards 2016.