A track “Estalo”, que ganhou um lyric video fodão, veio num mix de influências que casou bem e que particularmente eu gosto muito. O instrumental tem uma pegada bem orgânica e tribal, dando um tom sério e compenetrado à faixa (destaque pra mudança que rola em meados da track, casou bem com a letra e dá mó adrenalina). O menino David chega afiado como sempre, lançando aquelas múltiplas cujas quais ele já nos deixou acostumado e um refrão matador. O interessante é que a letra trata da dualidade entre o bem e o mal, um tema que vem sido bastante explorado nos últimos tempos por diversos rappers talentosos (salve BKrack), e ainda assim o Amiri conseguiu dar sua cara individual e fugir dos clichês nos quais ele poderia cair. Curti bastante as referências bíblicas, e tava aqui ponderando se ele soltou a track propositalmente perto do Natal pra casar com a data.
“Guerra” é o nome da outra faixa inclusa no projeto. A sonoridade continua sendo influenciada pela música tribal e também preza pela naturalidade, mas dessa vez utiliza-se de uma melodia mais otimista, uplifting. Aí eu achei que o Amirizin não me surpreenderia mais, e tava redondamente enganado: logo no 1º verso ele já chega cuspindo MULTISSILÁBICAS E FLOWS FODAS EM INGLÊS, momento digno de Black Alien. Mais a frente, vemos mais um hook cativante e mais linhas maneiras, dessa vez com uma entrega mais veloz. Aqui, o David reflete sobre as batalhas diárias de cada um e do mundo, e seus impactos na alma, no ambiente que nos permeia e naqueles que o habitam.
Num apanhado geral, minha única bronca com o Amiri é não soltar um trabalho maior. Nesses dois singles ele mostrou que sua caneta ainda tá afiadíssima e que está se encontrando nesse novo estilo que passou a adotar, mais reflexivo (mas ainda com espaço pra algumas punchlines locas). Desde que comecei a ouvir essas duas faixas elas tão rolando diariamente no meu fone. Parabéns à produção magistral do Projetonave e ao menino David AKA gêmeo do Santiago por se manter na ativa (faz um cd maior filha da puta). E é isso mes amis, eu em nome da equipe desejo a todos vocês muita saúde, felicidade e sucesso nessa próxima década de 2016 que vai se iniciar, e se votarem errado de novo no próximo Fezes nois vai caçar um por um. Até!