[texto por Daniel Morais do RND]
Ninguém pode dizer que o Cabal/C4bal não foi importante para o Rap brasileiro, porque ele foi e ainda é ainda muito importante pro Rap. Não é qualquer um que lança “trocentas” músicas (literalmente falando), precisa de muita dedicação, foco e disciplina, pra conseguir lançar essa quantidade insana de músicas em um período relativamente curto de tempo.
Eu confesso que quando o Cabal estava ativo na cena do Rap brasileiro, eu tinha um pé atrás com ele, pra ser sincero, eu não curtia nem um pouco o C4bal naquela época, eu achava que ele só falava besteiras, que era um cara que só queria arrumar tretinhas e vivia de falácias.
Eu tinha muitos amigos que tinham o C4bal como o melhor expoente do Rap brasileiro e junto com eles sempre vinham as discussões de porque eles gostavam tanto do C4bal e porque eu não gostava nem um pouco do C4bal, porém nunca chegávamos a nenhuma conclusão satisfatório para ambos os lados nessas intermináveis discussões.
Quando o C4bal se retirou literalmente da música brasileira, todos levaram um baque, porque vários ficaram órfãos em vários sentidos, alguns ficaram órfãos de um cara para criticar, porque até se ele bebia água tinha gente que criticava pelo fato dele estar bebendo água. Outros ficaram órfãos de até então um ídolo. Uma grande parcela de rappers ficaram órfãos de um tutor, de um mestre, de um professor, de um cara que era espelho.
Caras que viviam a sombra do C4bal, que faziam parte ou queriam fazer parte da PROHIPHOP, quando não tiveram mais o C4bal, ficaram totalmente perdidos, sem saber mais o que fazer. Caras como Origame, Wzy, Rom3u e muitos outros, parecem que sentiram por um grande período de tempo a falta do C4bal. Hoje parecem que se adaptaram ao mundo sem o C4bal.
Eu, particularmente, levei um baque depois que eu vi que o tempo estava passando e muito provavelmente o C4bal não voltaria mais para a música, e com o passar do tempo, eu fui começando a analisar tudo que o artista C4bal falava quando estava ativo no Rap, comecei analisar todas as suas músicas. Percebi que a maioria das coisas que ele um dia falou, se realizaram.
Tudo isso que esses “rappers modinha” (não sou contra quem faz sucesso, só achei válido usar esse termo pra ilustrar melhor esse parágrafo) estão fazendo, era o que o C4bal já fazia, porém existe uma grande diferença entre todos eles e o C4bal, aparentemente o C4bal foi bem mais verdadeiro do que todos eles. Porque o C4bal sempre disse que queria era ficar rico com o Rap, já os “rappers modinha” sempre pregaram que o dinheiro em si não importava, mas quando chegaram os malotes de dinheiro, todos começaram a mudar o discurso aos poucos, a ponto de hoje em dia falarem que o que aconteceu na carreira deles foi apenas uma evolução natural (o que é uma baita de uma balela, aceitaram dinheiro na primeira oferta), nunca ninguém tinham oferecido dinheiro pra eles, então eles mantinham um discurso de que dinheiro não importava, mas quando o dinheiro apareceu tudo mudou.
Essas coisas do C4bal prever o que esses novos rappers fariam, o posicionamento sempre coerente em relação a querer ganhar dinheiro com o Rap, me fizeram creditar alguns pontos a seu favor. Me fez perceber que ele hoje faz falta, que ele realmente não era compreendido nem por mim, nem como pela maioria das pessoas que ouviam Rap. Me fez perceber que ele estava muito a frente do seu tempo, se ele estivesse surgindo hoje no Rap, invés de 10 anos atrás, ele estaria no topo das paradas, e permaneceria lá por um bom tempo, e ninguém iria cruscifica-lo ou massacra-lo como eu e a maioria das pessoas fizeram.
É bem provavel que ele não volte mais, porém de verdade, eu torço para que ele volte, porque ele faz falta. Nocivo Shomon é uma faísca perto do que o C4bal é ou foi pro Rap Nacional e não tem e nem nunca terá nada haver a comparação que muitos fazem entre os dois dentro do Rap. Não faz sentido comparar os dois só porque ambos tiveram desavenças com o Emicida.