Fotografia por Mari Magalhães
O rapper goiano Renedy passou um tempo na Europa e ficou por cerca de dois anos sem investir em produções musicais. Por lá, as novas amizades gringas, a saudade do setor Perim em Goiânia onde foi criado inspiraram o rapper a escrever sobre aspectos curiosos da sociedade goianiense, na visão de um jovem periférico.
Eu tive acesso com exclusividade do novo single Terra do Pequi, que será lançado em breve, e posso garantir que não tem nada mais goiano do que este som.
Renedy é um daqueles rappers que não perde a piada quando o negócio é rimar, mas sem deixar de lá o tom da crítica. Na composição deste som, o artista aponta comportamentos como machismo, ironiza vivências da burguesia, denuncia a injustiça sofrida pela juventude periférica, ao mesmo tempo em que consegue exaltar a cultura goiana através de expressões típicas de quem vive em Goiás.
E as expressões é o que há de mais divertido nessa letra. Vou deixar algumas delas aqui como spoiler que eu acredito que só quem é de Goiânia/Goiás vai entender.
“…depois passo lá no Jubal e como um Pit Dog”
“Isso é muito paia”
“Bueno só tem boate cara, paty e hetero top”
“Tava de rolê, quando é fé…”
“Meu radin vou mocozá”
“Bão demais da conta, fi”
“Depois do frevo, pego o trevo e vou pra Trindade a pé”
“Rensga”
“Quer ser o que não é, acaba dando rata…”
“…achando que as mina pira”
“Nois sabe que é gambira”
“Ô escumungado!”
“Tem base um trem desse?”
“Na quebra, os muleque sofre com o baculejo”
“É pra cabá com os pequi du Goiás. O negócio aqui é bão e o trem é doido dimais”
Se você conhece todas essas frases e expressões, parabéns! Tu é goiano do pé rachado mesmo e vai curtir demais esse novo rap “Terra do Pequi” do Renedy, que será lançado com videoclipe no próximo dia 23 de março, em todas as plataformas digitais. Confira a seguir o teaser deste single:
https://www.instagram.com/reel/CpNCuSJjHmD/?utm_source=ig_web_copy_link
Do subúrbio aos corações nobres, conheça o rapper RENEDY
Nascido na periferia de Goiânia, Renedy (30) é um rapper que começou sua carreira musical ainda na adolescência, chegou até vencer um festival de música com canções de sua própria autoria. No Hip Hop, Renedy participou das batalhas de mc´s realizadas em Goiânia, onde foi campeão, o que o tornou conhecido na cena do rap goiano.
Renedy lançou seu primeiro disco solo em outubro de 2014 com o título “ESTE SOU EU”, sendo uma de suas primeiras composições a música “Totalmente Descolado”. O segundo disco veio em 2017 intitulado VIVENDO, APRENDENDO E EVOLUINDO, que pra mim já é um clássico do rap gyn.
Em2020, veio o terceiro álbum solo do rapper, intitulado “DO SUBÚRBIO AOS CORAÇÕES NOBRES”, que Renedy particularmente considera como o melhor disco da sua carreira. De tão importante, o álbum recebeu um documentário especial, dividido em 3 partes e disponível no Youtube. Vale a pena assistir:
Para além de projetos musicais, Renedy também é um importante ativista e produtor cultural no movimento Hip Hop. Foi um dos organizadores do projeto “A QUINTA É NOSSA”, que trazia batalha de mc´s e shows de artistas locais na Praça da Paz, no Jardim Nova Esperança. No mesmo lugar, participou também do projeto “TENDA CULTURAL”, onde eram distribuídos livros de poesia, palestras e shows. Nas escolas dos bairros de periferia, o rapper fez parte do projeto “Rap nas Escolas” onde ele cantava e transmitia suas experiências artísticas através de palestras sobre diversos assuntos ligados aos jovens da periferia.
Acompanhe o Renedy:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0GU57ZtnSf9FPt17hTO1PI?si=oci6_fupTYWm1-TeEZ1Nig
Youtube: https://youtube.com/@10Renedy
Instagram: @renedyoficial
Twitter:@renedywkzl