Ícone do site RND

Jovem de 13 anos cria canal no Youtube para contar histórias de heróis negros brasileiros

Machado de Assis, Zumbi dos Palmares, Besouro do Mangangá. Cada dia de pesquisa sobre heróis negros do passado representa uma nova descoberta para o estudante Pedro Henrique Côrtes, de 13 anos. Morador da Zona Leste de São Paulo, o rapaz, negro, decidiu criar um canal no Youtube (Phcortes) para compartilhar com outras pessoas a história e as lutas desses homens — que, para ele, não têm tanto destaque quanto deveriam.

[ytp_playlist source=”PLGolmRbZ3SNh6PPhos3A8MSBwUrd0yfUC”][su_spacer]

A ideia do projeto “Meus heróis negros brasileiros” surgiu após Pedro Henrique assistir à peça “O topo da montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, em outubro. “Ele me pediu de Dia das Crianças um ingresso para a peça. Era o mais jovem da plateia. Foi muito emocionante. Saiu de lá transformado, e me pediu no dia seguinte as biografias de Malcolm X, Martin Luther King e Nelson Mandela. Falei que conseguiria, mas lembrei a ele que, aqui no Brasil, também temos muitos heróis. Meu filho começou a fazer pesquisas na internet e, então, teve a ideia de fazer vídeos sobre esses homens” conta a mãe do jovem, a turismóloga Egnalda Côrtes.

Pedro e sua mãe, Egnalda.

As pesquisas sobre os personagens são feitas com a ajuda da mãe, que fica encarregada de fazer um resumo sobre os heróis. O roteiro fica todo por conta do rapaz, estudante do 8° ano do ensino fundamental, que adapta as histórias a uma linguagem voltada para o público jovem.

 [Leia a matéria completa
no Jornal Extra]

“Sou um jovem negro, e me aborrece a desigualdade social e racial, além de ficar irritado por não ouvir na escola a história das pessoas negras importantes para a história do nosso país”, conta PH ao blog jovem TodaTeen.

Sair da versão mobile