Com produção da jornalista Jéssica Balbino, doc. sobre mulheres da literatura periférica será exibido na Flupp

Produzido totalmente de forma independente, o documentário Pelas Margens, retrata a produção literária realizada por mulheres de periferia e terá exibição na próxima quinta-feira (10) na tenda Pequenas Epifanias, durante a programação que acontece na Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp), Cidade de Deus (RJ).

Após a exibição, a jornalista e produtora cultural Jéssica Balbino, irá participar de um debate sobre o seu filme que soma 66 minutos. O material faz parte de sua pesquisa de mestrado sobre a produção de literatura marginal feita por mulheres, que resultou em uma reportagem 360º e um livro (no prelo) sobre o tema.

O vídeo é um recorte da participação feminina na literatura marginal/periférica brasileira nos últimos 15 anos. Não é uma super produção de cinema, mas um registro deste tempo que estamos vivendo, deste momento, destas múltiplas histórias sendo escritas por mulheres tão incríveis. No documentário, elas são as protagonistas de suas próprias narrativas, neste universo poético, repleto de incômodos e também de lirismos”, destaca Jessica.

14647340_10209156779468329_2083726503_o

Passando por temas como os saraus e slams, a editoração, o machismo nos ambientes literários e os incômodos, 19 mulheres compõe esse panorama plural da literatura, onde são entrevistadas e intercalam suas posições, vozes e saberes. O projeto também contou com um auto-mapeamento de mulheres que produzem literatura no país e está disponível no site margens.com.br.

[su_spoiler title=”Exibição do documentário ‘Pelas Margens’ na Flupp” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

Quando? Quinta-feira, 10 de novembro, às 20 horas
Onde? Tenda Pequenas Epifanias na Flupp
Endereço? Rua Edgard Werneck, 1565 – Praça Padre Júlio Groten, Cidade de Deus (RJ)
Preço? Gratuito

[/su_spoiler]