Common adiciona mais um prêmio na sua estante de troféus. Foi no sábado que o rapper ganhou o seu primeiro Emmy por escrever a música “Letter To The Free“, para o premiado documentário da Netflix, dirigido por Ava DuVernay, “A 13ª Emenda“.
Agora Common tem oficialmente status de EGOT. Para aqueles que não estão familiarizados com o acrônimo EGOT, eu explico. Essas inicias indicam que um artista ganhou os quatro grandes prêmios no domínio das artes e do entretenimento: um Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Foi em 2015 que Common ganhou um Oscar ao lado do cantor e compositor John Legend, para Melhor Canção Original com “Glory”, trilha sonora do filme “Selma”, também dirigido por DuVernay.
Só Grammy, são três que Common coleciona. A primeira vez que levou o cobiçado Gramaphone para casa foi em 2003 com Erykah Badu por Melhor Canção de R&B com “Love Of My Life”, em 2008 com Kanye West com a música “Southside” por Melhor Performance de Rap por um Duo ou em grupo e em 2015 para a Melhor Canção Escrita para Mídia Visual com John Legend com a já citada “Glory”. Seu Emmy para “A 13ª Emenda” é compartilhado com Robert Glasper e Karriem Riggins.
Common escreveu em uma publicação numa rede social no sábado:”Sou grato por ter ganho este prêmio #Emmy pela minha música, ‘Letter to the Free’. Quando o movimento é forte, a música é forte. Este #Emmy é para as pessoas que são encarceradas. Nós as amamos. Continuarei a defender a justiça e a igualdade”.