Ícone do site RND

O João Rock 2016 está recheado de Rap

log joão rock

Dia 27 de abril, a organização do Festival João Rock já havia anunciado que os ingressos estavam esgotados. Foram dois meses de venda de ingressos e foi o tempo suficiente para comercializar 40 mil entradas.

O João Rock é um festival de musica nacional realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP), celebra 15 anos de existência como uma referência nacional mesmo fora do eixo das capitais que concentram os grandes eventos do gênero.

O festival irá acontecer no dia 18 de junho em Ribeirão Preto, no Parque Permanente de Exposições, e conta com uma line-up diversificada, coisa que já vem acontecendo desde outras edições.

Os 15 anos do festival explicados pelo próprio festival: 

— Desde 2002, reúno os maiores nomes do rock nacional e seus ritmos parceiros. Já vi a Pitty virar Agridoce e o Charlie Brown se eternizar. Misturei o reggae neozelandês do Katchafire com o nacional do Natiruts. Ouvi Three Little Birds na voz de Badauí, Flausino, Alexandre Carlo e Logan Bell juntos. Vi CPM22 do Hardcore ao Ska e o Manguebeat invadir o interior com Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Hey Joe, eu vi 30 mil pessoas perguntarem onde é que você vai com essa arma aí na mão. Aprendi que a paz sem voz não é paz, é medo. Ouvi Dinho Ouro Preto e Herbert Vianna gritarem Que País é Esse? E o D2, sem e com seus colegas do planeta, fazendo música de ponta. Sem falar na banda do Zé Pretinho, que já animou a festa. Eu estava lá quando o Skank apresentou Jackie Tequila e quando Suspenderam os Jardins da Babilônia. Eu estava lá quando os Raimundos apresentaram seu som de peso e um tal Pensador fez a galera pensar cantando.

— Eu estava lá quando a cena independente ganhou espaço no palco principal e quando a adrenalina tomou conta da arena de esportes radicais. Eu reúno os maiores nomes da música nacional em mais de 12 horas de festival, e há 15 anos eu apoio, respeito, fortaleço e celebro a cena do rock brasileiro em um mundo de música, paz e diversão. Muito prazer, eu sou o João Rock!

O maior nome do Rap nessa edição do João Rock é Criolo que levará junto pra formar o seu time, seu parceiro Rael e Tulipa Ruiz. Criolo é presença carimbada em vários festivais, de vários gêneros Brasil afora.

[Leia também: Criolo fala sobre rap política e fé. Ainda Há Tempo?]

Um dos motivos pro Criolo permear vários festivais é que ele é um músico mais completo que a maioria dos rappers e consegue beber e oferecer água de outras fontes para o seu público.

Citamos as várias qualidades que colocam o Criolo em vários festivais, mas não tem como colocar Black Alien no mesmo nível. Aonde quer que Black Alien vá, as casas de shows sempre estão lotadas. Black Alien é um ícone do Rap brasileiro.

Black Alien irá performar várias músicas do seu álbum Babylon By Gus – Vol. II” que foi lançado em 2015.

Pra finalizar a participação do Rap no festival, temos que falar de Marcelo D2, BNegão e o Planet Hemp que promete fazer muita fumaça do começo ao fim e intercalar sucessos do Hemp com os maiores sucessos de D2.

O line-up do festival contará com artistas que passam pelo Rap, Rock, Reggae, do mainstream ao underground, segue:

Palco João Rock: Criolo, Rael, Tulipa Ruiz, Planet Hemp, Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Natiruts, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá Legião Urbana, Black Alien.

Palco 2002: Titãs, Cidade Negra, IRA e CPM22.

Palco Fortalecendo a Cena: Far From Alaska, Dona Cislene, Scalene, Supercombo e Marrero.

O Rap está presente em mais uma edição e até então com aquele gostinho de surpresa, afinal uma das atrações era “Criolo e Convidados“, porém foi revelado que os convidados do Criolo serão Rael e Tulipa Ruiz. Planet Hemp assim como Criolo se apresentaram na edição passada (2015), porém este ano uma das novidades será Gustavo “Black Alien” deixando ainda mais especial para quem curte um bom RAP. Sem contar a pergunta que o público já vem fazendo a um bom tempo: B.A. vai cantar alguma com o Planet? Até o momento nada foi confirmado, porém a esperança do público continua forte.

O João Rock que, na edição de 2002, contava com um palco e quatro shows na programação, neste ano, terá uma estrutura envolvendo quatro palcos, um line-up com 17 bandas, ampla área de alimentação, dois camarotes, área Premium, área de esportes radicais, além de uma loja de produtos exclusivos com a marca do festival.
De acordo com a organização do João Rock, a previsão é de um faturamento em torno de R$ 10 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação a edição anterior.

É um segmento diferenciado, por isso, nossas ações são direcionadas para o público em potencial. Outro fator é que estamos crescendo com os pés no chão, aumentando a infraestrutura de acordo com o nosso público, sem visar apenas lucro. Tanto as marcas que investem no João Rock, quanto seus visitantes, enxergam isso“, afirma Luit Marques, um dos realizadores do João Rock.

O João Rock será transmitido ao vivo pelo canal MultiShow.

Sair da versão mobile