Hoje (12 de novembro) é comemorado o dia mundial do Hip Hop

Se ontem foi dia de maldade, hoje é o simbólico dia internacional do Hip Hop — simbólico pois sabemos que o Hip Hop é igual mãe, todo dia é seu dia. É dia de colocar seu pano mais largo e sair de rolê, estralar o rap na sua goma, prestigiar os grafites de sua cidade, saudar as rodas de break dance, apoiar os reais DJ’s, igual a todos os dias.

Foto: Bronx, New York 1970
Foto: Bronx, New York 1970

Em 12 de novembro de 1973, foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop. Sua sede estava situada no bairro do Bronx — assista The Get Down. É a Zulu Nation, que tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência. Há 43 anos atrás, começaram a organizar “batalhas” não violentas entre gangues com um objetivo pacificador.

Etimologia

O termo “hip” é usado no inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e “hop” refere-se ao movimento de dança. Keith “Cowboy” Wiggins e Grandmaster Flash são creditados com a primeira aplicação do termo hip hop, em 1978, ao mesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Exército dos Estados Unidos, proferindo as palavras “hip/hop hip/hop”, imitando a cadência rítmica dos soldados. Mais tarde, Cowboy determinou a cadência como uma referência para o MC no palco. Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de “hip-hoppers”. O nome originalmente foi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de música e cultura.