Hoje 06/08, é 'comemorado' o Dia do Rap Nacional

Nesta quarta-feira, 6 de agosto, é comemorado pelo terceiro ano consecutivo o Dia do Rap Nacional.
Se você nunca tinha ouvido falar desta data comemorativa, não se assuste, pois a data foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ou seja, é uma lei estadual, no qual sua efetividade é válida somente no estado de São Paulo.
[su_spoiler title=”Texto da lei na íntegra” state=”open” ]
LEI Nº 13.201, DE 10 DE SETEMBRO DE 2008
(Projeto de lei nº 282, de 2006, do Deputado Geraldo Vinholi – PDT)
Institui o “Dia do Rap Nacional”
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:
Artigo 1º – Fica instituído o “Dia do Rap Nacional”, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de agosto.
Artigo 2º – A data de que trata esta lei fica incluída no Calendário Oficial do Estado.
Artigo 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 10 de setembro de 2008.
a) VAZ DE LIMA – Presidente
Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 10 de setembro de 2008.
a) Auro Augusto Caliman – Secretário Geral Parlamentar
[/su_spoiler]
A lei é de autoria do deputado Geraldo Vinholi; em entrevista ao site JusBrasil o deputado explicou o motivo da criação.
“Para Vinholi, a disseminação de propostas, de ideais e de cadeias produtivas da cultura Hip Hop que retratem o cotidiano, que proponham a conscientização de classes e uma nova maneira de pensar a sociedade, devem ser apoiadas e fortalecidas pelas instituições que representam o povo. A intenção é que estas ideias sejam absorvidas para o bem da comunidade, como vem ocorrendo, pois são propostas que oferecem informação e novas oportunidades para os jovens e crianças, tirando-os do ócio e das ruas. Segundo o deputado, este é apenas um ponto a ser ressaltado, entre tantos outros benefícios gerados por esta prática.” (FONTE)
Convenhamos que ‘criar’ um dia para o Rap Nacional é algo legal, pois reflete a importância que o Rap tem na sociedade, mas em contra partida, isso não é nada mais que uma homenagem, pois como costumam dizer no dia das mães, “dia das mães é todo dia”. E o Rap Nacional sem dúvidas é uma grande mãe para milhões de brasileiros esquecidos na periferia.

DIA DO RAP NACIONAL