Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Pai Lua ex integrante do Quinto Andar e Coletivo Subsolo, fala sobre seu novo trabalho solo

Para quem não conhece, Pai Lua tem muita bagagem no Rap Nacional, foi integrante do classico Quinto Andar e também fez parte do Coletivo Subsolo,  participou de vários festivais com renome mundial ao lado de Afrika Bambaataa, Jurassic 5, Slum Village, Talib Kweli, Pharoahe Monch, entre outros.

Atualmente, Pai Lua esta em carreira solo e trabalha em seu primeiro disco com o grande produtor Renan Samam, em março lançou o esperado single “Quem Zuou” , que em menos de 1 mês já possui mais de 15mil visualizações no youtube,  falamos sobre muitas coisas relacionadas a carreira do rapper, siga a entrevista abaixo:

RND: Salve Salve Pai Lua, estamos muito contentes por nos conceder esta entrevista, vou começar por onde todos esperam que eu comece. Porque o vulgo Pai Lua?
PAI LUA: Começou com uma brincadeira entre amigos na Favela. Apelidos são difíceis de explicar, tem coisas que só entende quem viveu e conviveu. Muita gente tem curiosidade e me pergunta isso, acredito que seja porque meu apelido não é nem um pouco comum, muitos rappers brasileiros usam vulgos com influência americana, alguns até com nomes idênticos, nomes absolutamente sem sentido utilizados apenas porque soam legal e ninguém tem curiosidade em saber. Sou rapper do Rio, que curte estar na favela com os amigos,
curte quadra de escola de samba e baile funk. Também sou conhecido assim na capoeira, um dos fundamentos da minha vida.

RND: Como foi sua entrada no mundo onde matar um leão por dia é nada mais que obrigação A.K.A Rap Nacional?
PAI LUA: Minha entrada no rap foi muito espontânea, não tive tempo de pensar em carreira artística. Eu sempre escutei bastante rap e quando me dei conta já estava frequentando a antiga “Zoeira”, rimando na Lapa com um monte de gente me chamando para gravar músicas e participar de projetos,
foi desse jeito que entrei para o Quinto Andar.

RND: Conte pra nós como foi sua passagem, pelo até hoje famoso Quinto Andar e pelo aclamado Subsolo?
PAI LUA: Eu fazia uns raps em beats gringos como todo mundo que está começando e uns freestyles também. Estava sempre na Lapa, lá eu conheci um monte de gente importante no Hip Hop do Rio. O Shaw morava no Rio nessa época e agente andava junto direto, até que começamos a gravar umas músicas e ele nem me fez o convite, determinou logo ” Você já é do Quinto Andar né?”.
Nessa época o Hip Hop não tinha a repercussão de hoje, Quinto andar foi um grupo pioneiro no estilo de rap carioca. Após a saída de alguns integrantes o grupo precisou mudar de nome para continuar. Nos reunimos por duas semanas em um sitio no interior de São Paulo e fizemos o disco do Subsolo. No album eu lancei faixas com outros integrantes e duas faixas solo, “Rio Babilônia” mistura entre rap e tamborzão e “Nem Sei” produzida pelo eterno DJ Primo.

RND: Você lançou recentemente a musica “Quem Zuou” (prod. Papatinho) com participação de nada menos que Elzhi, um dos grandes pesos do rap de Detroit, como foi a ligação Rio/Detroit? como vocês escreveram essa musica?
PAI LUA: Eu fiz meu primeiro contato com o Elzhi em 2006. Eu já acompanhava as rimas do Elzhi pelo Slum Village até que ouvi umas músicas solo (algumas produzidas pelo J Dilla) e vi um video postado no youtube em que ele ensina a rimar (Art of Patterns vs Art of Stylin). Esse foi um dos videos mais sensacionais que eu já vi de alguém que possui habilidade em métrica de rimas, encontrei ele no myspace e ele me respondeu, continuamos mantendo contato e trocando músicas. Nessa época já tinha feito a proposta para gravarmos algo,mas só um “tempão” depois resolvi pôr em prática a idéia, mandei a música gravada com a tradução e o espaço do segundo verso em branco e ele mandou de volta com a parte dele. O Elzhi sem dúvida é um dos maiores rimadores do mundo, já gravou com nomes como J Dilla, Madlib, Kanye West e Black Milk.

RND: O Papatinho (Cone Crew) que produziu o beat da “Quem Zuou”, como foi a parceria?
PAI LUA: Conheci o Papatinho quando começou a fazer beats, ele é fã do Quinto Andar. Papato fez contato e nos tornamos amigos. “QUEM ZUOU” fizemos juntos, eu tinha o sample guardado, tinha a idéia do corte e a concepção do beat na cabeça.
Falei com ele e ele executou somando as idéias dele. Ele levou o beat para o guitarrista “Bipe” gravar umas sessões de guitarra e eu levei para o percussionista “Carlos da Costa” gravar também. Depois que o Elzhi enviou o verso, voltamos a trabalhar na faixa e o Papato somou novas idéias. Ele é sem dúvidas um dos melhores no jogo, não foi à toa que ganhou diversas batalhas de beats no Rio de Janeiro.

RND: Pretende fazer um Clipe da musica Quem Zuou?
PAI LUA: Pretendo sim, hoje em dia as músicas funcionam muito melhor com clipes. Ainda estou com propostas de fazer o clipe da “NÃO CORRA” que é meu primeiro single e conta com a produção de Renan Samam.

RND: Renan Samam será o produtor executivo do disco? como vocês se conheceram?
PAI LUA: Sim, Renan samam está oficialmente trabalhando em meu disco. Quase todos os beats são de produção dele e ele também está fazendo a co-produção de outros beats. Conheci o Renan Samam pela internet quando ele estava começando a fazer beats em 2007. Ele me procurou dizendo que gostaria de fazer a remix de uma música que tenho chamada “Reflexões”. Me mostrou somente um beat e eu perguntei “Você começou quando mesmo? rs”.
No final de 2009 eu apresentei ele ao Kamau que o convidou a trabalharem juntos e apartir daí as coisas começaram a acontecer para o Renan.
O Renan é impressionante, quando preciso ir em São Paulo eu fico na casa dele, fico meses e acompanho seu ritmo de trabalho. O entusiasmo é tanto que ficamos produzindo a todo momento, ouvindo beats ou discos de vinil para samplear. Ele tem uma energia muito positiva, a música do Renan me inspira e contagia a escrever.
Os beats dele já chegaram nos ouvidos de produtores como Madlib e todo mundo se impressiona. Outro nome lendário em Detroit “Phat Kat” (que está trabalhando o próximo album e terá somente beats inéditos de J Dilla) se interessou em nos representar lá. Phat Kat é responsável pelos beats do Renan Samam em Detroit.

RND: Pode nos adiantar, alguma participação em seu disco?
PAI LUA: Por enquanto prefiro manter em sigilo.

RND: Tem alguma previsão para soltar outra musica?
PAI LUA: Em breve lançarei um terceiro single estou trabalhando nisso esse exato momento.

RND: Tem alguma previsão para o lançamento do seu disco?
PAI LUA: Sem previsão, quando se começa a fazer um disco as coisas vão tomando forma naturalmente, novas idéias, beats, oportunidades e propostas. Esse ano ainda lanço meu album, só não tenho data definida.

RND: Conte pra nós como foi participar de um festival, junto com Afrika Bambaataa e outros grandes nomes da musica mundial?
PAI LUA: Foram eventos (festivais) diferentes, participei de diversos “Indie Hip Hop” no Sesc Santo André. É sempre bom participar de shows com nomes importantes da história do Hip Hop, é como assistir a uma aula.

RND: O que você acha dos rumos que o Rap Nacional está tomando ultimamente?
PAI LUA: O Rap conseguiu espaço, o número de pessoas atuando é muito maior e o público também. O público ainda está muito preocupado com o status e pouco preocupado com a arte em si. Se fulano tem uma treta com ciclano o pessoal deixa de gostar do som antes mesmo de ouvir porque é fã seguidor. Olham com outros olhos quando alguém famoso faz uma declaração sobre um artista que ninguém nunca deu uma atenção sendo que o cara sempre esteve ali, mal eles sabem que é tudo jogo de interesses.
Tem muita gente fazendo trabalhos excelentes e com pouca repercussão.
A Música é boa ou ruim, esqueçam o status… simples assim.

“O público ainda está muito preocupado com o status
e pouco preocupado com a arte em si”

RND: Pai Lua, esta ultima ficará livre, para você deixar suas palavras finais e divulgar o seu trabalho para a galera que não conhece. Muito Obrigado por participar, desejamos muita luz na sua caminhada. Forte Abraço.
PAI LUA: Agradeço ao criador por me colocar ao lado das pessoas certas no momento em que resolvi seguir em frente sozinho. Agradeço à quem acredita, compartilhando as músicas e mandando mensagens positivas em minha página (http://www.facebook.com/pailuaOficial). Quem ainda não ouviu meus dois primeiros singles acesse http://soundcloud.com/pailua. FÉ EM DEUS

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR TODOS OS SINGLES DO PAI LUA