Ícone do site RND

Em 2002, Sabotage votou em Lula para presidente

“O cara colocou marmita debaixo do braço, sabe como é acordar às 5h da manhã e correr para trabalhar. O primeiro do povão.”

“O cara colocou marmita debaixo do braço, sabe como é acordar às 5h da manhã e correr para trabalhar. O primeiro do povão.”

Há 20 anos no programa Os Piores Clipes do Mundo da MTV apresentado por João Gordo, o eterno Sabotage declarou que votou em Lula em clima de esperança. Infelizmente o artista faleceu alguns meses depois sem ver as conquistas sociais que os brasileiros tiveram nos anos seguintes.

Questionado por Gordo se as coisas estavam dando ‘clareada’, Sabota respondeu: “Eu votei no PT né, truta”. Em seguida, o apresentador perguntou o que o artista esperava do governo do petista.

“Ah mano, eu vou cobrar né?! Eu vou cobrar que nem falei na música ‘eu registrei e vim cobrar’. Posso cobrar inteligentemente”. João Gordo relata que uma das primeiras ações que Lula prometeu, foi criar o ministério contra a fome.

Risonho e simpático, Sabotage respondeu de forma simples trazendo uma reflexão histórica de que Lula foi o primeiro presidente oriundo da classe trabalhadora desse país.

“Puta vitória. Ele sabe como é colocar a marmita debaixo do braço, acordar às 5h da manhã, correr para trabalhar”. Sabota ainda conclui dizendo que Lula é o primeiro do povão a ocupar o cargo.

KL Jay, MV Bill, Lula, Gilberto Gil e Rappin Hood no Palácio do Planalto

A última entrevista de Sabotage foi concedida para a Trip. Os jornalistas Xico Sá e Cássio Brandão, questionaram diversos assuntos como a vida, o crime, a carreira, as dificuldades e o futuro.

A última pergunta foi: “Como você vai estar daqui a dois anos?”, Sabotage respondeu “Puta que pariu… A tendência é só piorar… Se o Lula não der jeito, meu Deus do céu, estamos todos pegos.

E o Lula deu jeito. A cultura foi realmente tratada com o respeito merecido, principalmente nas ações com origem da periferia. O Ministério da Cultura liderado por Gilberto Gil, aproximou os artistas para as decisões que envolviam a pasta.

Nos governos do PT (2003 a 2015), houve aumento de 400% na verba da cultura. Foram também criados mais de 4.500 Pontos de Cultura em mais de mil municípios do Brasil.

Em 2015, o então Secretário Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, participou da exibição do documentário Sabotage: Maestro do Canão na Cracolândia. A proximidade sempre existiu.

João Gordo e Sabotage conversaram sobre música, clipes, basquete e Rita Lee. Confira a entrevista completa.

Sair da versão mobile