Em sua oitava edição, o Duelo Nacional MCs é organizado pela FDR – Família de Rua e dessa vez entrará para a programação de 122 anos da cidade de Belo Horizonte. Em 2019, teve processo seletivo em todo o país entre os meses de maio e novembro, que reuniu todos os estados do Brasil, com mais de 3 mil MCs de pelo menos 300 cidades, dos 27 estados da federação. Dividido em três fases, sendo elas pré-seletivas locais, seletivas estaduais e eliminatórias de grupos (regional). Serão 16 MCs em busca do título nacional.
Nas eliminatórias do grupo C que reúne os estados Maranhão, Piauí e Ceará, teve como campeão Tonhão MC, natural de Fortaleza (CE), que fará sua primeira participação na disputa nacional. Em seguida, o vice-campeão do grupo MCharles, natural de Juazeiro do Norte (CE), que terá sua segunda participação no Nacional. Ambos representam o estado do Ceará, que pela primeira vez terá dois representantes no Duelo Nacional de MCs.
No grupo D que reúne os estados Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, teve como campeão Vinicius ZN, natural de Olinda (PE), consagrou-se campeão regional e irá para sua primeira edição. O vice-campeão LV (RN), fará também sua primeira edição. Ambos são os primeiros representantes de seus estados no Nacional.
Nas eliminatórias do grupo E, que reuniu os estados Alagoas, Bahia e Sergipe, teve Kenshin como campeão regional, natural de Maceió (AL), irá para sua primeira edição. Em seguida, o vice-campeão, Michel Skinny (AL), também irá para sua primeira edição. Ambos representam o estado de Alagoas, que assim como o Ceará, terão dois representantes no tão sonhado título nacional.
Feito histórico
Pela primeira vez na história, o nordeste terá 6 representantes no Duelo Nacional de MCs, sendo 2 do Ceará, 2 de Alagoas, 1 do Pernambuco e 1 do Rio Grande do Norte, marcando um feito histórico para o hip hop nacional e provando com fatos à força da cultura no nordeste, que só tem crescido nos últimos anos.
Duelo Nacional de MCs 2019
Conhecido historicamente por ser realizado no Viaduto Santa Tereza, na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, dessa vez o Duelo Nacional de MCs será realizado em outro local da cidade, será na Praça da Estação, em frente ao Centro de Referência da Juventude.
Divido em duas fases, a primeira fase será no sábado, 14 de dezembro e a segunda fase será no domingo, 15 de dezembro. Em ambos os dias, o Duelo Nacional de MCs terá inicio às 13h, com entrada franca.
Além das batalhas, o duelo também recebe shows e DJ’s. No primeiro dia, sábado (14), sobe ao palco o DJ Roger Dee, logo após, a rapper Samora N’zinga que lançou recentemente seu álbum D.A.A.T, sobe ao palco. O rapper Cesar MC que já foi campeão em 2017 do Nacional sobe ao palco após a primeira parte da primeira fase das batalhas, em seguida e sem demora, acontece a segunda parte da primeira fase das batalhas. A rapper Clara Lima que também lançou recentemente seu álbum ”Selfie”, encerrará o primeiro dia da grande final do Duelo Nacional.
No segundo dia, DJ Kingdom irá dar inicio ao segundo dia do Nacional, em seguida terá no palco a rapper Tassia Reis + Stefanie, ambas do coletivo Rimas & Melodias para quebrar tudo no Nacional. Logo após acontece as quartas de finais, a última fase antes da final das batalhas. Os rappers Hot e Oreia chega para encerrar os shows e esquentar o clima para a grande final do Duelo Nacional de MCs 2019.
O campeão da edição 2018 foi o MC Miliano, quem será o campeão do Duelo Nacional de MCs em 2019?