Dono de uma discografia singular, Kendrick Lamar, 30 anos, vem sendo erguido como o maior rapper de todos os tempos, mas, o que isto quer dizer? Apenas que a qualidade como musico de K. Dot é inegável, rótulos são construídos e desconstruídos diariamente, mas as músicas ficam e, no caso do chefão da TDE, ficam com aquele ar de: essa porra vai ser clássico um dia.
Após lançar o álbum “DAMN.” que, de acordo com o próprio Kendrick, foi o melhor de sua carreira, o artista nascido em Compton (Califórnia) voltou a ser um dos centros de atenção do Rap de todo o planeta, tanto pela qualidade e sinceridade que sua música carrega quanto pelo zelo profissional pelo seu trabalho, como se pode ver nos seus clipes mais recentes: “HUMBLE.“, “DNA.” e “ELEMMENT.“, onde cada cena parece ter sido minimamente pensada e planejada, com referencias pra qualquer cinéfilo explodir a cabeça.
Hoje apresentamos a você 10 curiosidades sobre a vida e carreira de Kendrick Lamar.
Vem comigo:
Seu nome real
Nascido em 17 de junho de 1987 em Los Angeles, o nome completo de Lamar é Kendrick Lamar Duckworth. Seu nome de nascimento lhe foi dado por sua mãe em homenagem ao cantor Eddie Kendricks.
Grande influencia do pai
Com a sabedoria de seu pai, Kendrick teve um equilíbrio em sua vida que muitos de seus amigos da infância não tiveram. É esse equilíbrio que é responsável por sua incalculável história de “Good Kid, Mad City“, onde nara a vida de jovens homens negros tentando escapar das influências da violenta em Compton.
Kendrick frequentou a mesma escola que Dr. Dre
Além de ter sido cercado de diversos estilos musicais ao longo de sua formação, Kendrick também ingressou em escolas como todos nós. Nascidos na mesma cidade, K. Dot e Dr. Dre, que hoje já trabalharam juntos diversas vezes, estudaram na escola Centennial High School em épocas diferentes – recentemente, em junho, Dr. Dre fez uma doação de 10 milhões de dólares para a instituição investir em seu centro de artes, é mole?!
Kendrick Lamar realmente ama cereais
Aquela música “Cartoon And Cereal” não foi feita atoa, apesar de passar uma mensagem muito mais profunda sobre foco e dor, o refrão do som fala sobre uma das paixões de Kendrick: Cereais. Mas não o faça escolher os cereais saudáveis, pra ele, o bagulho tem que ter açúcar! “Se eu estiver no corredor [mercado] e você vem falar isso comigo, eu sou obrigado a lhe dar um soco na cara, se você é meu parceiro”, brincou Kendrick em entrevista á Complex.
Os discos favoritos de K. Dot para o próprio Duckworth
Em recente entrevista ao programa matinal da Rádio Real 92.3, de Los Angeles, Kendrick foi intimado a fazer um Rank de seus álbuns de estúdio e o fez: Section.80 ficou em quarto; To Pimp a Butterfly em terceiro; Good Kid, M.A.A.D City foi o vice campeão; e claro, DAMN. foi escolhido pelo próprio K-dot como o melhor disco de sua carreira. “O ‘DAMN.’ foi eu finalmente conseguindo pegar as mensagens por trás do ‘To Pimp a Butterfly’, a sonoridade que bate com o ‘Good Kid’ e a crueza de fazer o que quisesse como fiz no Section.80. Esses três formaram o híbrido do que é o ‘DAMN.’ para mim”, contou.
O encontro com os ídolos Tupac e Dr. Dre
As gravações do hit absoluto “Califórnia Love“, de Tupac e Dr. Dre, aconteceram próximas a casa que Kendrick Lamar morava na época. Esse foi um marco importante na vontade de Lamar em seguir carreira no meio do Rap.
Paul Rosemberg foi o primeiro a mostrar o som de Lamar a Dr. Dre
Paul Rosemberg é o empresário do Eminem desde muito tempo. O homem co-fundador da Shady Records foi o primeiro a levar a música de Kendrick Lamar a Dr. Dre e o produtor pirou na faixa “Ignorance Is Bliss” (2010) e chamou logo K-Dot pra trampar.
“It’s Dark And Hell Is Hot” de DMX é um dos seus álbuns favoritos
Lançado em 1998, “It’s Dark And Hell Is Hot“, de DMX e sua voz marcante, é oficialmente um dos álbuns favoritos de Lamar e foi uma grande influência por trás de sua música.
Kendrick Lamar faz parte do grupo de rap Black Hippy
Black Hippy é um supergrupo de hip hop americano de South Los Angeles, Califórnia, formado em 2008. O grupo é composto pelos rappers da costa oeste Ab-Soul, Jay Rock, Kendrick Lamar e ScHoolboy Q. Black Hippy foi construído após todos os seus membros terem assinado com a gravadora Top Dawg Entertainment (TDE). Embora eles ainda não tenham lançado um projeto completo como um grupo, os membros são colaboradores frequentes, aparecendo regularmente e contribuindo para os respectivos projetos individuais uns dos outros, muitas vezes nem se creditando um ao outro como um artista em destaque. Lamar já afirmou que o grupo nunca enfrentará a morte devido à solidificação da carreira de cada membro.
Lamar diz não às drogas e ao álcool
Embora tenha se importado com bebidas alcoólicas, ervas daninhas e outras substâncias ilícitas no passado, Kendrick fez questão de mencionar que não fuma mais (será que fez Proerd?!) e se manifestou contra o abraço da MDMA pela comunidade de rap. “Você pode ter certos artistas retratando essas tendências [uso de drogas] e realmente não ter esse estilo de vida e, em seguida, ele mostra que é uma coisa errada. Isso faz-se um pouco complicado depois de algum tempo”, comentou K. Dot ao BET. Hoje é só cereal com bombas de açúcar.