Criolo é acusado de plágio pelo compositor Arnaldo Ferreira (Mamão)

O compositor mineiro de 73 anos, Arnaldo Fernandes, mais conhecido como Mamão, compôs a música “Tristeza Pé No Chão“, gravado com enorme sucesso por Clara Nunes. Já Criolo, todos aqui conhecem, um dos mais respeitados nomes da música brasileira.

Mamão está acusando Criolo de plágio, afirmando que o rapper copiou “escandalosamente”  na “Linha de Frente” a música “Tristeza Pé No Chão“, composta por Mamão e interpretada com grande sucesso por Clara Nunes.

A Billboard Brasil, foi atras dessa fita e conversou com Mamão sobre as acusações:

Tomei conhecimento depois que o cara [Criolo] veio fazer um show aqui em Juiz de Fora [em 2012]. Alguns amigos foram e me falaram ‘pô, Mamão, que coisa interessante, a primeira parte de uma música dele é todinha daquela sua que fez sucesso com a Clara’. Uns cantavam para mim, aí vinham outros e cantavam também. Eu dizia: ‘será que é isso mesmo?’ [highlight]Até que ouvi a gravação. Realmente, é escandaloso o negócio. O cara gravou como se fosse dele![/highlight]” contou Mamão a Billboard.

[su_spoiler title=”Compare as duas versões” state=”open” ]

[/su_spoiler]

[ads1]

Pra quem conhece a fundo o Rap sabe que na maioria das vezes, existe um termo usado para isso, Sample (pedaços de músicas ‘loopados’ para criar uma nova instrumental), afinal foi e ainda é de sample que o Rap é composto em muitas ocasiões; a arte da transformação, que não tem nada de plágio, nem filosófico nem judicial, pois existem quesitos e algumas limitações para isso.

Voltando à “Linha de Frente”, talvez as suspeitas se levantaram por conta do modo como Criolo canta no inicio, conhecido com Flow, mas nesse caso vamos usar ritmo. Além da instrumental, que foi claramente sampleada (o que não é problema), o ritmo inicial da voz é bastante parecido, mas depois as versões se distanciam.

A música “Tristeza Pé No Chão” é editada pela EMI, o compositor Mamão aguarda providências da multinacional. Criolo ainda não se pronunciou.

A Billboard ainda comparou outras músicas do Criolo na matéria, como “Lion Man” com a Selametaye Yederes de Tlahoun Gessesse e também a “Subirudoistiozin” com aNettaiya” de Rip Slyme (que tem um clipe bizarro). Mas isso tudo é sample e não faz muito sentido argumentar com essas.

E vocês, o que acham? Deixem suas opiniões valiosas.

(FONTE: Billboard)