Ícone do site RND

Ciclo de palestras conta história do rap nesta quarta-feira

“Sons de Diáspora” terá mediação de Márcio Macedo e contará com a participação de Sharylaine, Oga Mendonça e Jaqueline Santos 

Nesta quarta-feira (9), às 19h, Márcio Macedo conduzirá uma palestra ao vivo e completamente gratuita sobre a história do Rap. Compõe o time de potências envolvidas na ação, Jaqueline Santos, Oga Mendonça e Sharylaine, uma das pioneiras do gênero no Brasil. A atividade faz parte do “Sons de Diáspora: Histórico Social da Música Negra no Brasil”, um evento que – com programação até o dia 10 de dezembro – surgiu para promover a reflexão, fortalecimento, reafirmação e até mesmo a ressignificação da importância da música preta. As atividades serão transmitidas no Facebook e Youtube do evento sempre, às 19h. A realização tem apoio do edital do Proac (Programa de incentivo à cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo).

Dividida em dois blocos, a ação acontecerá assim: no primeiro momento, com uma hora de duração, participantes farão um mergulho na origem, história do ritmo, artistas expressivos envolvidos na cena, popularização, contexto e legado cultural. Logo depois, uma conversa com os convidados discutirá pertencimento e representatividade, além de seus reflexos sociais e psicológicos no passado, presente e futuro.
 

A importância do movimento Hip Hop, que integra como um de seus quatro elementos o Rap, é comentada por Sharylaine, rapper precursora da representação feminina na cena. “Considero o Hip Hop uma cultura em movimento. A partir dos seus quatro elementos artísticos, ele promove o conhecimento corporal, musical, intelectual e das artes. Já o Rap ele acaba potencializando quando ele passa a dar voz aos invizibilizados, além de ser um instrumento capaz de mover as estruturas culturais, sociais e políticas. E eu diria que ele se consagra quando ele começa abrir o leque para outras vertentes, tais como os Saraus e as Batalhas”, comenta ela. 

O ciclo de palestras é voltado à sociólogos, educadores, pesquisadores, músicos, estudantes e todos os interessados em música negra de um modo geral, que tem interesse em resgatar seu valor cultural, social e histórico. O ”Sons de Diáspora: Histórico Social da Música Negra no Brasil” conta com a realização e apoio do edital do Proac (Programa de incentivo à cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo).

“Acho importante destacar que essa é uma oportunidade que nós, da comunidade preta, temos de contar e aprender sobre as nossas próprias histórias, registrando e documentando nosso protagonismo dentro dessas e outras manifestações”, ressalta Mila Felix, idealizadora e produtora do evento.   

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 2ª SEMANA DO CICLO:

Quarta-feira (9), às 19h | RAP

Palestrante: Márcio Macedo

Convidados: Jaqueline Santos, Oga Mendonça e Sharylaine 

Quinta-feira (10), às 19h | Do Soul ao Samba Rock 

Palestrante: Carlos Tico

Convidados: Dj Cláudio Costa, Ivisson Ferreira e Marcelo Pinheiro

SERVIÇO

Sons de Diáspora” – Ciclo de palestras sobre a música negra brasileira


Sobre Sons de Diáspora
 

O Ciclo de Palestras “Sons de Diáspora: Histórico Social da Música Negra no Brasil” tem como objeto o estudo teórico e prático da cultura negra por meio de suas principais  manifestações musicais: o samba, os tambores do afoxé, o rap, o jazz, o reggae, soul, sambalanço e samba-rock. O conteúdo abordado tratará das vertentes musicais em questão traçando uma linha do tempo, desde a concepção em continente africano até suas adaptações e impacto social na contemporaneidade. Com carga horária de 15 horas, o conteúdo será dividido em seis palestras com duração de aproximadamente 3 horas cada uma. Os tópicos serão abordados no contexto histórico, social e artístico, destacando as influências e representatividades nas sociedades mais amplas no passado e na atualidade.
Instagram | Facebook | Youtube

Sobre Mila Felix

Mila Felix é produtora cultural, pesquisadora de arte e cultura negra, especialista em marketing e curadora musical. Atua como consultora e curadora musical na agência de branding e publicidade 2id. Pesquisa e produz conteúdo sobre cultura e música negra para os canais de comunicação Per Raps, Quilombo Hip Hop e Milíssima. É CEO da rede de apoio e e-commerce “Da Pele Preta MarketPlace”, que auxilia e fomenta o empreendedorismo negro. Idealizadora do coletivo “Marcha Negra Nacional”, que promove eventos e articulações sociais em benefício da causa negra e equidade racial. Atuou como produtora de TV e curadora musical do programa “Manos e Minas” da TV Cultura durante as temporadas de 2017 e 2018. É graduada em Hotelaria e Produção de eventos pela Faculdade Senac, Pós Graduada em Marketing Digital pela Faculdade e Centro Tecnológico Impacta. Formada em Pesquisa e Tendência de mercado pela Escola Panamericana de Artes. Estudou Branding Musical na instituição de ensino Perestroika, além de ter estudado Gestão de Carreiras e Direitos Autorais na Música na Faculdade e Conservatório Musical Souza Lima.
Instagram

Sair da versão mobile