Break Dance é o novo esporte dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vem fazendo movimentos pra deixar o “mundo olímpico” cada vez mais atrativo aos jovens. Depois de incluir surfe e skate para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, a entidade oficializou na última terça-feira (6) a entrada da Break Dance nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que acontece em Buenos Aires, na Argentina.

A dança de rua oriunda da cultura Hip Hop terá uma prova masculina, uma feminina, e uma disputa mista por equipes. A competição será por eliminatórias, com 20 inscritos de cada gênero. Um verdadeiro marco para a Break dance, que já possui campeonatos de respeito pelo mundo, inclusive mundial.

Os Jogos da Juventude costumam trazer algumas novidades. Em 2010 e 2014, por exemplo, nas duas edições já ocorridas no evento, tivemos a disputa do basquete 3×3 (meia quadra), revezamentos mistos na natação e provas com equipes de países diferentes. Agora, na edição 2018, ao lado da Break Dance, outras duas modalidades também foram colocadas: caratê e escalada, esportes que também foram inclusos dos Jogos Olímpicos de 2020, no Japão.

Será que a Break Dance aparecerá nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, como a de 2024 em Lima (Peru) ou em 2028? Nos resta agudar e torcer! A adição nos Jogos da Juventude pode ser um sinal.