Ícone do site RND

Algumas Ações Sociais de Ícones do Hip Hop

Você já deve ter lido ou ouvido esta frase:

O Hip Hop salvou minha vida!

O Hip Hop como cultura, como movimento, muda e inspira a vida das pessoas. Tupacdurante uma entrevista contou que, quando estava preso, experimentou a primeira vez o poder de sua música. Depois de ter sido abordado por vários outros presos, ele percebeu que o “Thug Life” – como um movimento – era maior do que ele jamais imaginara, e um exército de apoiadores (ambos trancados e livres), estavam esperando que ele apresentasse planos de mudança.

Existem muitas letras de rap com teor político e social, mas canções precisam de ações. São poucos que misturam música com ação social e aproveitam uma oportunidade para expressar opiniões fortes, não importa o quão alto seja o risco de prejudicar seu sucesso comercial.

O Hip-hop foi e hoje permanece uma das maiores ferramentas disponíveis para mudança na sociedade, fizemos uma pequena lista de movimentos que são liderados ou apoiados por notáveis figuras do Hip Hop:

H.E.A.L.

O movimento H.E.A.L, um acrônimo para Human Education Against Lies (Educação Humana Contra Mentiras), foi desenvolvido pelo professor Zizwe Mtafuta-Ukweli e pelo rapper/ativista KRS-One.

O movimento foi uma ofensiva, auto descrita contra o que os dois descreveram como: “síndrome de deficiência de senso comum”, que o movimento viu como um sistema de apoio para doenças sociais, incluindo vícios ao crack, racismo, sexismo, terrorismo ambiental e imperialismo.

A raiz de sua solução foi o conhecimento e a reconstrução do sistema de educação, que eles viram como preenchidos com mentiras. O primeiro projeto notável e tangível do H.E.A.L., foi a música “Heal Yourself“, que apresentou um elenco de estrelas como Kid CapriBig Daddy KaneLL Cool JFreddie FoxMC LyteQueen LatifahJam Master JayChuck D e muito mais.

Vote or Die

Diddy nunca teve medo de falar o que pensa. Perante a baixa participação dos eleitores, principalmente devido a uma falta de engajamento e propósito, ele lançou a Citizen Change em 2006, e a campanha subsequente Vote or Die (Vote ou Morra). Vários artistas apoiaram o movimento, incluindo Mary J. BligeMariah Carey e 50 Cent. Diddy apareceu em todos os lugares, balançando suas camisas chamativas, incluindo em comerciais na rede BET.

Occupy Wall Street

“Nós somos os 99%”, foi o sentimento geral do movimento Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street), um protesto não violento que aconteceu há cerca de quatro anos. Inicialmente proposto pela organização sem fins lucrativos, Adbusters, o protesto durou cerca de dois meses. Muito como Anonymous, o movimento trabalhou como um coletivo para lançar um foco sobre a ganância e corrupção do 1 por cento, a quem Wall Street é amplamente considerado para atender. O ícone do rap underground politizado, Immortal Technique, surgiu como porta-voz não oficial durante os protestos.

A revolução nunca vai terminar, porque nunca podemos parar de reformar nossa democracia. O momento em que a revolução parar, significa que a revolução foi traída – Immortal Technique

America Is Dying Slowly

Entre 1996 e 1997, a epidemia de AIDS na América estava em níveis alarmantes, como não se tinha muito infirmação sobre a doença, ela acabava sendo ignorada. A Red Hot Organization começou a lançar, em 1988, álbuns de compilações dedicados a luta contra o HIV, e em 1996 lançou a oitava parcela do projeto, “America Is Dying Slowly” (A América está morrendo lentamente). Aclamado como uma obra prima de inúmeras publicações, apresentou um incrível elenco de letristas como Mobb Deep, De La Soul, Coolio, BizMarkie, Chubb Rock, The Lost Boyz, Pete Rock, Common e Wu-Tang Clan. O álbum foi amplamente bem sucedido, não só em aumentar a conscientização, mas em usar o rap como um meio para dialogar e fornecer educação básica sobre um assunto tabu que muitos negros ignoravam.

Free Tookie

Stanley Williams, mais conhecido como Tookie, foi o fundador da famosa gangue de rua Crips. Em 1979, ele foi condenado a pena de morte por quatro acusações de assassinato em primeiro grau. Enquanto estava encarcerado, ele reformou e transformou sua vida, criando alguns livros, incluindo livros infantis anti gangues.

Ele e sua equipe jurídica não apelaram sua pena de morte. Uma campanha de última hora no final de 2005 foi lançada para apelar ao governador Schwarzenegger para conceder clemência a Tookie como resultado de seu ativismo anti gangue. Snoop Dogg, um ex-Crip, era um dos engajados na causa, afirmando durante uma manifestação que:

Ele me inspirou a querer fazer algo positivo com minha vida e ajudar as crianças.

A campanha foi infrutífera, e Tookie foi executado em 13 de dezembro de 2005. Para saber mais sobre o assunto, assista ao filme “Redenção” com Jamie Foxx.

#BlackLivesMatter

Criado após a morte do jovem Trayvon Martin, #BlackLivesMatter é uma organização nacional que trabalha para a validade da vida negra. É uma triste realidade que tal organização seja mesmo necessária. Como eles descrevem:

Black Lives Matter, está ampliando a conversa sobre a violência do estado, incluindo todas as maneiras pelas quais os negros são intencionalmente deixados impotentes nas mãos do estado.

O movimento recebeu apoio de inúmeros artistas do hip-hop, como The GameKendrickLamarJ. ColeNellyJeezyNasTalib Kweli e Q-Tip, entre outros. T.I. lançou o EP “Us Or Else” totalmente em apoio ao movimento.

Sair da versão mobile