Xará fala sobre a faixa "No Meu Império" e anuncia novo disco para 2013

Xará é sem sombras de duvidas um dos grandes nomes do Rap Nacional, com seu jeito poético e diferenciado de rimar, o rapper carioca emplacou seu primeiro single após o aclamado “Além da Razão” de 2011, conversamos um pouco com o artista, sobre seu novo single, sobre os protestos no Brasil e também sobre o seu novo disco, programado para ser lançando em Setembro deste ano.

xará aligncenter

RND: Primeiramente gostaria de saber como foi o processo de produção da musica “No Meu Império”?

Xará: Apesar de lançar a música em um período de contestação, essa música está pronta há cerca de 8 meses. Quando os protestos começaram, estávamos mixando essa faixa no estúdio. E a gente se reuniu e de forma unânime decidimos que cabia lançar essa música que trata de poder, contestação e não-aceitação do que nos é imposto.

Mas, voltando a produção, o tema surgiu primeiro, e nós, em seguida buscamos produzir um instrumental que criasse a atmosfera ideal pra música. Passamos por três momentos: criamos a programação da bateria, depois de muitas tentativas frustradas achamos os vocais e o tema do piano, depois achamos a linguagem certa pra falar sobre o assunto. Tudo isso, entre fazer todas as outras músicas. Nosso processo é sempre complexo por se tratar de muitas pessoas envolvidas, entre músicos e produção – e pouco dinheiro pra executar tudo. Mas no fim é sempre positivo o resultado, isso que vale pra nós. A música é o mais importante.

RND: Qual sua opinião sobre os protestos no Brasil? O que você acha sobre o papel que a policia vem desempenhando quando se trata de conter a multidão?

Xará: Com relação aos protestos, era inevitável e urgente. Eu sou a favor de protestar sempre. Pode ser através da arte, indo pra rua, através de manifestações na rede, cada um com o instrumento que tem. Era só questão de tempo até que todo mundo explodisse. Na minha opinião, veio em boa hora, perto desses eventos de grande porte, como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas. Eu acho que esses eventos são muito positivos para quem tá com a casa arrumada, quem tem estrutura. Como você convida alguém pra um banquete, na sua casa, se os seus filhos estão passando fome, sem atendimento de saúde, sem teto e sem voz? Tá tudo muito confuso. Não é hora para festas. 

Essa conta alguém iria pagar, só que os governantes sempre acham que serão seus sucessores. Dessa vez ‘o castigo que vinha a galope, chegou de avião’. Impossível conter a indignação, nem com o uso de força.

Muito se fala também sobre um suposto golpe militar. Acho pouco provável, o exército está sucateado e não se cresce mais nessas terras aqui não, não acho que esse modelo consiga se manter nos dias de hoje. Ano de 2013 e, a polícia e os militares só servem pra correr atrás de escravo fujão – no final é o povo contra o povo. 
A instituição polícia está totalmente desarticulada, são obsoletos e corrompidos. Portanto, se eu acho que eles são capazes de tomar o poder hoje? Não, não acho que capazes. Mas é impossível? Não, também não é impossível, é apenas, no meu ponto de vista, pouco provável. Só acho que pegar outros países como exemplos de modelos de golpes de Estado também não serve pra nós. E mais, se a gente for se calar e deixar de dar nossa opinião por medo de uma manobra militar, então realmente devemos aceitar os açoites calados por que é disso que se trata. Devemos protestar sempre que estivermos descontentes e se vier regime militar, a gente derruba também, porque não há leis pra calar nossos corações. 
Sobre a polícia, eles fazem o papel deles sob a perspectiva das classes A e B, que é zelar pela paz aparente e pela ordem conveniente. E como fazer isso? É simples, contenção de massa. Infelizmente, a gente sabe que é às custas dos nossos.

RND: E o próximo disco Xará? Seus fãs estão ansiosos, sairá em 2013 mesmo?

Xará: O próximo disco está bem diferente do Além Da Razão. Estamos mais maduros. Nossa forma de produção está bem diferente, estamos mais certeiros no que queremos e os resultados finais tem nos agradado bem mais também. Estamos fazendo de tudo pra cumprir nosso cronograma e lançar o disco em setembro de 2013.

Queria agradecer a todos que esperaram e que acreditam em nós e dizer que vem muita música sincera por aí. Salve RapeNacionalDownload, é nós!

[su_button url=”small” link=”http://104.248.15.2.br/2012/02/xara-alem-da-razao.html” target=”blank” ]Baixar disco “Além da Razão”[/button][su_button url=”small” link=”http://104.248.15.2.br/2013/06/xara-no-meu-imperio-single.html” target=”blank” ]Baixe aqui o single “No Meu Império”[/button]

Facebook XaráTwitter Xará

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.