Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Duelo de Mc's chega ao fim, pelo menos da forma como conhecemos

O tradicional encontro de “hip-hop” em Belo Horizonte ou Duelo de Mc’s chega a seu fim, pelo menos da forma na qual conhecemos, a organização do evento resolveu dar um tempo no Duelo e repensar sua forma, leia o texto escrito pelos próprio organizadores.

996541_383994218371779_640868433_n aligncenter

Duelo de MCs – É tempo de parar

Seis anos depois vale parar, olhar pra trás e pensar: como um encontro de MCs, despretensioso e extremamente simples em sua essência se torna uma das grandes referências do Hip Hop brasileiro? Quais são os ganhos e perdas que essa conquista nos traz? Como lidar com toda a complexidade que vem junto da vontade de ver e promover a cultura Hip Hop e a vida nas ruas do centro de Belo Horizonte?

Desde agosto de 2007 vivemos intensos anos de conquistas, lutas, quedas, tropeços, e claro, de muito aprendizado. E aprendemos também que é preciso saber a hora de parar e refletir. A Família de Rua chega hoje a conclusão de que esse é o momento, pois percebemos um limite muito bem estabelecido para a continuidade do Duelo de MCs, o distanciamento, ou perda, de seu propósito. Infelizmente nas sextas-feiras já não temos conseguido encontrar aquela satisfação em estar debaixo do Viaduto Santa Tereza vivenciando a cultura Hip Hop.
Apesar das mais diversas tentativas com o Poder Público de ter nossos direitos garantidos, o descaso e a desorganização impedem de termos uma segurança pública, limpeza, licenciamento, enfim uma estrutura básica decente, para a realização do Duelo de MCs. E as consequências desta omissão geraram um cenário de dimensões complexas que não são fáceis de contornar e que envolvem o público em sua diversidade e quantidade. Uma parcela do público vem se mostrando também cada vez menos conectada ao propósito do Duelo de MCs, o que gerou ao longo dos anos um ambiente extremamente distante daquele que a Família de Rua e o Hip Hop se dispõem a construir.
A parceria firmada com a Pacto a quase um ano para a realização da Real da Rua tem apontado saídas possíveis em um horizonte de longo prazo, acreditamos nisso, mas também precisamos retomar o fôlego para conseguir atuar nesta direção, pois as transformações que vimos acontecer ao longo de centenas de sextas-feiras nestes últimos seis anos trouxeram muitas questões sobre as quais precisamos entender, refletir e pensar a melhor maneira de atuar.
É tempo de parar. E por isso, a partir de hoje, 07 de junho de 2013, o Duelo de MCs não acontecerá mais da forma como estamos acostumados, ocupando semanalmente as noites de sexta-feira no Viaduto Santa Tereza. O Duelo não acabou e não vai acabar. Mas ele precisa ser repensado, reinventado. Quando volta? Como volta? Ainda não sabemos. Mas temos a certeza de que neste momento tomamos uma decisão necessária, madura.
Continuaremos acreditando e trabalhando pela essência que nos move com o mesmo amor e dedicação.
O Hip Hop não para!