Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

O retrato da Zona Norte: Faixa de Gaza lança “Minha Zona” com produção de LP Beatzz

Diretamente da favela de Manguinhos — Zona Norte do Rio de Janeiro — o grupo Faixa de Gaza, formado em 2016 pelos integrantes D’Moraes, Vitin, Fino e HC, lançou nessa quinta (5/11) o áudio da faixa “Minha Zona” nas principais plataformas de streaming. Além do clássico pré-save que rolou dias antes, e um sorteio em parceria com o selo de street wear Vandalism81, a faixa nos deixa na expectativa do lançamento do clipe, que sai no dia 19 deste mês.

Design da capa por Jéssica Maia

Em “Minha Zona”, Fino e Vitin versam sobre a realidade da Zona Norte carioca, um retrato da violência e descaso do Estado. Num flow e lírica afiados, relatam como os moradores vivenciam e sobrevivem no caos dos subúrbios, junto aos seus conflitos sociais e internos: “O que guarda nossa história é cada encruzilhada […] o suburbano vive essa guerra normalizada”.

Desde sua criação, o grupo aborda as mesmas questões, não só sem perder a relevância (como mostra o EP “O Lado Oculto da Paz”, lançado em maio do ano passado), mas de um jeito cada vez mais incisivo: em parceria com o produtor/beatmaker LP Beatzz, o novo som tem a energia, o refrão e a verdade que o rap nacional precisa.

E foi dessa forma que, desde então, a Faixa conseguiu se destacar e fazer shows em grandes eventos como a 11ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador, o MOSCA (Mostra de Cultura e Arte pela Democracia) na Universidade Federal Fluminense em Niterói — abrindo o show do rapper Choice —, a Marcha das Favelas no RJ, inúmeras rodas culturais, entre outros. Enquanto o clipe tão esperado — com audiovisual dirigido por Gerente Rique — não tá na pista, vale demais escutar essa faixa: