Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Ikinya lança fé sobre o caminho em “M.E.T.A.”, seu EP de estreia

O EP propõe a experiência de ouvir música degrau a degrau

Conhecida por seus vídeos de covers e autorais nas redes sociais, aos 22 anos, a cria de Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, mostra que veio firmar sua personalidade compondo R&B e RAP, ao mesmo tempo estar aberta ao funk, trap e latinidades. Ikinya apresenta seu EP de estreia, intitulado “M.E.T.A” pelo selo Diresponsa, disponível em todas as plataformas digitais. Ouça o EP aqui.

Este trabalho é o registro de uma vivência bem específica, uma viagem que é contada na faixa, Bem Vindo a Sp:

Eu tinha um objetivo, queria viver a cidade de São Paulo antes de começar a fazer esse EP… Um jeito de lançar fé sobre o caminho, é só ir? Eu assumi o controle sobre meu destino, e eu vim sozinha. Minha família e amigos ficaram sabendo só depois (risadas), isso foi muito importante pro meu processo — Ikinya

“M.E.T.A” contém 6 faixas, com a participação de Kauan, Dj Fire, Rasul e Geórgia. Em 19 minutos dá luz a narrativas que exploram o eixo RJ-SP, situações desconfortáveis e prováveis soluções. Além do próprio significado da palavra meta, existe uma sigla que carrega elementos estruturais que fizeram as coisas acontecerem na vida da artista:  Música, Energia, Trabalho e Ação

A paixão pelas palavras está na sua vida desde criança, gostava muito das aulas de português. Fato curioso, sua obra está recheada de fragmentos das letras dos Racionais Mc’s, a cantora deixa na cara suas referências e sentimentos, pois não vê sentido em conter a sua verdade pro mundo.

O EP propõe a experiência de ouvir música degrau a degrau para acessar a construção de Ikinya, que da sua própria correria e atravessa questões de pertencimento, reflexões e foco.

Ikinya

Nascida e Criada em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a ganhar relevância nas rodas de Freestyle e nas batalhas de RAP desde os 16 anos. Nesta idade conheceu também o movimento “Sarau”, importante fonte de inspiração que ajudou a dar início a suas composições. Pouco tempo depois iniciou um trabalho de mentoria na VVAR (Selo Musical do MC Marechal) onde teve o impulso necessário para embarcar na carreira artística.

Começou a postar vídeos (autorais e covers) em suas redes sociais e, ainda que elaborados de modo caseiro, muitos deles viralizaram na internet. Destes, um ganhou destaque especial e foi comentado por Mano Brown em seu perfil; fato que algum tempo depois serviu como insumo para duas matérias em importantes veículos da mídia: o Portal “Rap+” e a Revista Digital “Rolling Stone”.

Em 2019 teve seu primeiro trabalho lançado, o single “Breve” junto ao Selo Diresponsa. Em seguida, o single “Pelo amor de Deus” foi lançado pelo Selo Grito Filmes, acompanhado desta vez por um videoclipe. Produziu em 2020 o single “Preto” especialmente para trilha sonora principal da série “Arcanjo Renegado”, Original Globo Play.

Em seu primeiro EP (lançado em 2020 também pelo Selo Diresponsa), abrange musicalmente algumas das maiores referências da sua vida: Rap, Trap, R&B, Dancehall e Funk-carioca; demonstrando que desde o início seu trabalho não está preso à rótulos. Atualmente está trabalhando em parcerias com produtores renomados da cena musical que serão lançados em breve.

TRACKLIST

01 – Nem Quero Saber

02 – Bem Vindo a Sp – part. Kauan, DJ Fire

03 – Sem Tempo

04 – Corrida

05 – No Fim das Contas – part. Rasul

06 – Louca – part. Georgia