Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

kolx e Keith estreiam em primeiro projeto solo, ouça ‘Tipos de Rochas & Minerais’

Lançada no último dia 4, a Mixtape ‘Tipos de Rochas & Minerais’ é o tórax linguístico de kolx (integrante do coletivo Underismo) e o olhar sintetizante de Keith (do selo Guild).

Com mixagem e masterização feitas pelo engenheiro de som, SE7E (Guild) e a captação de voz por DeusNoBruxo (Underismo), no estúdio Kaffeína Record’s, e pouco mais de 37 minutos, divididos entre “ambiências”, interlúdio e faixas, o disco abre uma rachadura no meio de seu próprio organismo para efetivar um harmônico estudo de si. 

A presença de vozes em variadas intensidades, expressam o tom de cada ser existente no universo da mixtape, surgindo de forma material ou imaterial, assim como, os instrumentais hospedam os seus sentimentos, as suas vontades, as suas características. Segundo kolx, o projeto é mais do que nutrir uma história com início, meio e fim, ele apresenta ao ouvinte uma análise sobre as consequências do intemperismo humano.

É transformar-se; o corpo do ser é uma rocha, onde seus órgãos são os variados tipos de minerais.”, explica.

O disco é resultado de encontros proporcionados pela internet, no SoundCloud, em 2019, quando kolx e Keith decidiram criar. Para ele, a obra é resultado direto de suas expressões mais sinceras.

Passei dias e dias atrás de samples que pudessem conversar com o estilo musical e então fui recortar e criar ambiências. Dias, meses depois enviei as ideias pro kolx, que trabalhou, de forma única e incansável nas faixas. Ao longo de todo o processo de construção da obra mantivemos contato, conectando a distância Bahia – Mato Grosso do Sul, trocando perspectivas e sonoridades, texturas e aproximações.

Conta Keith.


Toda a mixtape foi tirada de muito esforço, estudo e amor, literalmente, desde a caça dos samples, ao que se fala nas letras. “O que eu desejo atingir, a partir do lançamento, não é nada mais do que o reconhecimento. Até então, somos artistas do underground, com um pequeno nicho que nos acompanha no soundcloud, precisamos alcançar um novo público, que já curte escutar um trabalho sólido e valorize a feição disso”, diz kolx.

A história de “tTiIpos dE rRoccchas e mmmMi;nerais” se desenvolve por intermédio das composições que, por vezes, une “Jaime Figura” e “Zathura” no mesmo território, e do granular do vinil nos samples da música brasileira, do soul e da disco music. Inspirado nos estudos de Grada Kilomba e Ailton Krenak, com a boca, kolx crê na construção de camadas de vozes, alterações de tons e na utilização de cantos para acentuar a vazão de toda a mixórdia árdua que o autoconhecimento exige.

Na produção musical, Keith demonstra uma linguagem apaixonada, os seus instrumentais tem a intenção de mostrar a texturização dos sentimentos, acima de tudo. São também tipos, minérios, que captam o sentido original da obra e os ressignifica de forma pessoal. Cada peça musical foi colhida a mão, inteiramente utilizando e respeitando o granular dos vinis. Os samples, alguns cultivados do acervo musical da avó de Keith, dona Ramona, carregam a sonoridade de bandas de jazz mato sul grossenses, de vozes baianas como a de Gal Costa e outrora de sonorizações de Chicago, como o uso de sons do Earth, Wind and Fire. Este é o som que solidifica a mixtape, por suas re-perspectivas, ressignificados, e suas buscas. 

Cinza e azul são as cores deste universo. Responsabilidade de [toraJJJosu], a paleta amortiza e centra as imagens. A linha de pensamento do aspecto visual persegue a lembrança do design minimalista dos livros de 1920, sendo os vazios/espaços que criam os sentidos. O objetivo maior é o equilíbrio pelo conhecimento, ou seja, centrar-se, por causa disto, a escolha foi utilizar uma rocha que expressasse um coração, que aqui é o órgão catalisador, a abelha interna.

Após o lançamento, o artista pretende performar o disco ao vivo e efetivar a parte textual e de vestiário do material. “Quero lançar uma camisa e um zine até o final do ano. Quanto a carreira, em 2021, pretendo lançar o meu primeiro álbum, e o Keith, ainda este ano, lança seus EPs instrumentais”. finaliza kolx. A mixtape está disponível em todas as plataformas digitais.