Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

A junção de NABRU e GRAÇA em “Sirenes”

Em fevereiro deste ano o produtor, compositor e artista visual Graça lançou seu disco “Íntimo Profundo, Raso Entorno“. Ele mesmo assinou os instrumentais e a capa do projeto, mas contou com a participação ativa de mais três artistas: Alice Piink, na engenharia de áudio (mixagem e masterização); Medrado (no áudio sampleado da faixa “Alergia”); e nabru, com um dos versos mais impactantes do álbum, na faixa “Sirenes” – a única participação de outro compositor no projeto. No dia 8 de Junho, dirigido e editado por Deborah Barros, o clipe desta faixa – mais uma produção do coletivo e selo de artistas Organdi – foi às plataformas digitais (Youtube e IGTV). 

A gravação do clipe se deu no final de semana em que a MC mineira foi ao estúdio de Graça, na Zona Oeste de São Paulo, captar as vozes de seu novo EP, Heartbeat, no início da quarentena. 

Sirenes” é, entre muitas definições, um manifesto. É uma música de teor radical, anticapitalista, e isto se apresenta sutilmente na composição da videomaker pernambucana. 

Explorando o ambiente reduzido do isolamento social; suas janelas, seus pedaços de céu e suas paredes, entre registros de câmera na mão dos dois artistas observando a cidade cinza e interpretando suas respectivas letras – com mais ou menos expressividade -, que nada mais são que suas próprias análises da sociabilidade, Deborah constrói uma narrativa ágil e leve, por vezes contrastando com o tom crítico e cítrico dos versos, e andando de mãos dadas com o beat swingado e encardido do produtor gaúcho. Através de uma texturização característica das câmeras digitais do início do século XXI, a estética explorada por Deborah fica bastante evidente. Além disso, a legenda fixa, além de uma questão de acessibilidade, cumpre papel central na dinâmica do vídeo, demarcando momentos chave dos versos dos dois artistas.

O videoclipe de “Sirenes” se junta à extensa filmografia de Graça e Deborah Barros, e à três outros clipes já lançados do mesmo disco – “Alergia“, “Chuva Forte” e “Porque Sim“, todos disponíveis no Youtube e no IGTV de Graça.