Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

“Afroestima”: RUKA estreia carreira solo com nova música; Ouça já!

RUKA, integrante do grupo Freelogia, faz sua estreia na cena com um trabalho carregado de significado, ancestralidade e amor próprio. Intitulado “Afroestima”, o som surgiu em um momento difícil, em que o MC e compositor paulistano de 22 anos estava em conflito com sua autoestima. “Isso acontece desde sempre, pois como todos os negros sabem, passamos por questões como essa diariamente e vivemos numa luta para autoafirmar nosso amor próprio”, destaca.

Ao invés de guardar isso para si, RUKA resolveu usar sua fase de vulnerabilidade para desenvolver o seu primeiro trabalho solo, após cinco anos se dedicando exclusivamente a produções do grupo. Ele afirma que usar sua insegurança para compor “Afroestima” o ajudou a ressaltar a mensagem de aceitação, conscientização racial e a reverter a angústia sentida na pele para um grito de liberdade. A produção conta com instrumental de Nicholas Santos e um lyric vídeo feito por Derick, com ilustrações de Jorge

“Inicialmente se tratava de um single para o lançamento do meu projeto solo, mas no meio do caminho tive contato com um projeto sócio-racial independente chamado Afroestima, que não só deu o título para música, como trouxe ainda mais valor a ela.  É importante dizer que esse projeto foi criado pelo Victor Eduardo  e tem como objetivo cuidar da estima da população preta, que é exatamente o motivo principal do som”, explica. 

Para o futuro, RUKA adianta que muitos projetos solos estão por vir, mas que permanece empenhado criando e produzindo no Freelogia. Ele afirma que já está projetando o seu primeiro EP, ainda sem previsão de lançamento. 

“Vejo minha música causando uma identificação, que estimula reflexões importantes, principalmente em relação a saúde mental. Acho importante esse impacto pessoal. Só depois de alguns anos me senti seguro e maduro o suficiente para lançar meu primeiro trabalho solo, e me sinto feliz por poder abordar assuntos que sempre tive vontade”, conclui. 

Confira o lyric de “Afroestima”:

Acompanhe o RUKA no Instagram.Ouça “Afroestima” no Spotify.