Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Ouça “Mercúrio”, mixtape crítica e cítrica que o mineiro Thaik disponibilizou. Cês aguenta?

Cria da Noroeste de BH e do Duelo de MC’s, Thaik acabou de lançar a mixtape intitulada ‘Mercúrio’. O projeto conta com a participação de artistas do cenário mineiro, como Well e Delatorvi, e produções assinadas pelo próprio Thaik e por DJ Nerex.

Bom, depois de deixar os palcos do Viaduto Santa Tereza e se envolver em alguns projetos, o lançamento marca uma nova fase, trazendo à tona uma nova identidade, porém sem deixar de lado a ironia e versatilidade características das composições do artista.

Sendo a continuação de ‘Júpiter’, que foi lançado em 2017, o conceito do álbum se expressa como uma crítica irônica ao mercado e à indústria musical. O título faz uma referência à mitologia romana, já que Mercúrio é o Deus do comércio, dos ladrões e dos viajantes. E em conversa com o progenitor da arte, soube que também faz referência ao mineral Mercúrio, responsável por eliminar diversas florestas e povos indígenas em toda a América devido à extração do ouro. Todas essas refs são a identidade de quem veio das antigas e nunca vai abandonar a consistência que trazem os conceitos né mesmo?

Com as 5 faixas, Thaik montou uma narrativa que parte da ‘vitrine’ de uma loja, se desenvolve em um processo de autoextermínio e termina num súbito vôo entre as nuvens. Construindo assim um conceito de reflexão sobre a necessidade de matar o antigo eu, pra se livrar de pesos que não cabem mais no presente, podendo assim voar cada vez mais alto e se adequar aos requisitos do mercado.

Um ponto interessante é que já na faixa de introdução ‘Mídia (Nike & Porsche)’  Thaik se utiliza de cômicas comparações entre sua realidade atual e um estilo de vida de agito e ostentação, e reflete sobre a facilidade que as pessoas têm de abraçar algo pelo simples fato de estar no ‘hype’. Sobre as outras faixas não vou comentar porque ‘ces’ vão ter que ouvir!

Então é isso pessoal, com essa leve acidez, ‘Mercúrio’ veio como um grito de ‘estamos vivos’ por parte da essência da cultura!

As instrumentais das faixas foram todas produzidas por Thaik, as vozes gravadas no estúdio Tra$h e mixadas e masterizadas por DJ Nerex. O projeto conta com participações de Delatorvi e Well.

Agora vai lá ouvir! Conheça mais do artista: Youtube, Instagram, Twitter.