Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Canal ‘O Fino da Zica’ promove celebração da cultura de rua e une ritmo, poesia e fomento à Cultura Hip-Hop

Em 2019, todas últimas sextas-feiras do mês, o canal O Fino da Zica se junta ao MC MMoneis, DJ Makô, Canis Filmes e Porão da Cerveja para realizar uma noite de ritmo e poesia literalmente underground no centro de São Paulo. O encontro foi idealizado com o intuito de arrecadar fundos para a produção de vídeo-clipes do MC residente MMoneis, o primeiro entrevistado do Canal. Cada encontro mensal contará com um convidado especial diferente e em 2020 será selecionado um novo projeto residente da festa.

No próximo dia 30, acontece mais uma edição da festa. Duas convidadas fazem as honras, mulheres e artistas vindas de um dos polos mais ativos e envolvidos com o hiphop em São Paulo, o Grajaú.

Nayara Lays é cantora, compositora, MC e comunicadora, cresceu no Grajaú, onde também passou a ter mais contato com as artes. Desde os 18 anos, canta e rima sobre as múltiplas possibilidades do ser jovem, negra e periférica, potencializando construções de cenários mais enegrecidos, para além da sobrevivência. Seu primeiro EP, “ORÍ”, produzido de forma totalmente independente, já conta com mais de 20 mil visualizações no Youtube, tendo uma das músicas como trilha sonora do documentário “Negritudes Brasileiras”. Em três anos, e já com trabalhos muito sólidos.

Denise Alves é cantora e compositora, outra das vozes do Grajaú que ecoam pela cidade. Aos 26 anos desponta como uma das relíquias da cultura das margens e tem conquistado admiradores por onde passa. Sua música tem com base a MPB porem com uma sonoridade híbrida trazendo referências do Hip-Hop, Soul e Blues.

Nayra e Denise fazem parte de uma nova geração de mulheres artistas que estão emergindo de seu lugar de origem, rumo ao mundo. Do extremo sul de São Paulo, para dentro de peitos pulsantes e ouvidos atentos.  

Assim como em todos os RAP ENDs, as noites são comandadas pelo DJ MAKŌ, responsável pelos beats e musicalização durante a noite toda. Para manter o espírito underground, a festa acontece no Porão da Cerveja, na Rua General Olímpio da Silveira, nº 39, Santa Cecília, de frente ao Minhocão.

O Fino é um canal de entrevistas sobre a cultura Hip-Hop no YouTube, e já está na quarta temporada, com mais de 35 entrevistados desde o início de 2016.  

Para além das entrevistas, promovem encontros em diferentes formatos de saraus a festivais, visando trazer a experiência virtual para o público no plano real. Um destes formatos é o Rap End, que chega à sua sexta edição agora em agosto e conta com a apresentação de dois destaques da nova geração do rap paulistano: Denise Alves e Nayra Lays.  

SERVIÇO

Local: Cervejaria O Porão da Cerveja. Rua Gal. Olímpio da Silveira, 39 – Santa Cecília – São Paulo (subsolo do supermercado Hirota)

Data e horário: 30 de agosto, das 20-01h

Entrada: R$10 mediante doação de uma peça de roupa em bom estado – demanda é maior por roupas masculinas (R$15 sem doação)