Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Rapper carioca vira tema de mestrado em Portugal

Um MC, além de artista, é um representante de uma cultura que transforma sua expressão artística em uma ferramenta de mudança social e educativa. Exemplo disso é o rapper carioca, Nyl MC, que acabou de virar tema mestrado.

Morador de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, sua trajetória mostra bem a luta de quem quer ocupar o espaço que deve e merece. Com uma caminhada de 10 anos no underground da cena do RJ, além de cantar, ele atua também no rap como produtor cultural, comunicador e arte educador. Graças a essa atuação feita de forma tão relevante nas periferias do Rio, Nyl tornou-se pesquisa e tema de uma dissertação de mestrado intitulada ” O artista como intelectual orgânico na luta contra hegemônica“.

O trabalho está sendo produzido pela Juliana Catinin e será defendido no mês de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O intuito principal do estudo, é apresentar Nyl como um intelectual orgânico, que é um conceito criado pelo filósofo italiano, Antonio Gramsci. Segundo ele, o intelectual orgânico é um indivíduo ou coletivo, que leva sua produção de conhecimento para um campo que vai além do intelecto,proporcionando a ele um caráter educativo e de caráter social. Características que são marca da sua trajetória artística, como se percebe em músicas como “Pedaço do Céu”, “Afronta” e “Vitória dos Cria”.

Além de acompanhar a defesa, o MC também terá a oportunidade de apresentar seu trabalho na universidade e em outros espaços do país europeu. O que é uma ótima oportunidade para um jovem negro e periférico do RJ, expor sua arte ao mundo.

“É uma oportunidade única para a minha carreira. O rap foi o que me deu voz e perspectiva de futuro. Espero continuar derrubando muros e criando pontes com o meu trabalho ” reforça Nyl MC.

Para alcançar esse objetivo, o artista lançou um financiamento coletivo na internet, para custear as despesas dele e de seu DJ, André Turssone, mais conhecido como DJ Pirigo. Você pode saber mais sobre a campanha e ajudar, clicando no link AQUI.

Conheça o trabalho desse artista que vem fazendo a diferença na realidade dele e representa muito bem o que é o Hip-Hop.