Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Agora a Batalha do Barreiro -ou FaráOeste- em BH tem um canal no Youtube, você já viu?

A título de informação, pra quem ama ver batalha de rima pelo Youtube, é bom que saiba: a revolução agora é “televisionada”. (risos).

Belo Horizonte já é conhecida por ser a terra do freestyle. Anos e anos de história com o Viaduto Santa Tereza e o nosso queridíssimo Duelo de MCs. Quantos MCs não se consolidaram ali, naquele espaço de resistência bem no baixo-centro da cidade? Quantos MCs não aprenderam a rimar vendo o canal da Família de Rua, inspirados em Douglas Din, Clara, Chris, FBC, Kadu dos Anjos?

Mas o negócio é que Belo Horizonte não faz história só no centro. Houve uma época que na Zona Norte tinha batalha todos os dias da semana, só quem presenciou sabe o quão histórico foi esse movimento organizado pelo coletivo Rap Lado Norte.

E hoje eu escrevo pra comemorar que a Batalha do Barreiro ou Batalha FaráOeste Clandestina, um dos movimentos mais intensos e raiz que tive a oportunidade de colar, agora pode ser assistida pelo Youtube e pode inspirar pessoas também.

“Toda quarta é nois!” é o mantra de resistência da batalha, que existe e resiste, desde 2016. É chamada de clandestina porque começou a capela e sem a presença de juízes, claro, antes de tomar a proporção que tem hoje, que conta com de 800 a 1000 pessoas presentes toda semana.

Independente de condições climáticas, ou dificuldades infraestruturais, a FaráOeste resiste! Felizmente agora a batalha conta com o apoio do Pala Studio, que está registrando esses momentos essenciais pra manutenção da cultura com toda a qualidade técnica de áudio, visual, equipamentos e afins. Um salve pro Renan Guaceroni, ou 1RG, que sempre faz um papel necessário nos movimentos da cidade.

Caso queira ser um apoiador do movimento, acesse o Instagram @faraoeste ou entre em contato com o Coletivo Movimenta Barreiro.

No mais, vamos acompanhar as batalhas no canal que sairão semanalmente. Não esquece de se inscrever no canal.