Conheça a ‘Batalha do Barril’

O Paraná tem muito rap a oferecer, inclusive, temos diversas batalhas de rima que rolam por aqui. Já até escrevi outras matérias sobre batalhas da região, como a ‘Batalha de Pinhais’, Batalha ‘DA MENÔ’ e ‘Uduelo do Litro’.

Hoje eu vou contar para vocês a história da “Batalha do Barril“, que hoje em dia reúne em média 200 pessoas por evento! Senta que lá vem história!

A “Batalha do Barril” existe há um ano e meio e é organizada pelos manos Maiquel (18 anos), Gabbie (18 anos), Gadeia (21 anos) e Bison (24 anos) e acontece em Borda do Campo.

  • Como se iniciou esse projeto e qual a intenção dele?

“A batalha teve início numa loja de skate e surf do bairro, porém o espaço era pequeno e assim pensamos em poderíamos levar a batalha pra pista de skate de Borda do Campo. A primeira batalha na praça foi 06/01/2018, e é com muito prazer que trazemos o bem e a cultura do Hip Hop para o bairro. Sempre fazemos arrecadação de alimentos, agasalhos e também fazemos reformas na praça, com grafittes e pinturas. Nossa principal intenção é trazer uma mensagem de paz para o evento e para o bairro!”

  • Vocês conquistaram alvará para estar realizando esse evento, como foi esse processo?

“Sim sempre que podemos tentamos ter o alvará em mãos, mas a burocracia é muito grande para retirar uma liberação. Hoje em dia apenas ligamos para um conhecido dentro da câmara municipal que comunica todas as secretarias necessárias. Estamos no corre para formalizar nosso evento e assim retirar um alvará fixo para conseguirmos trazer banheiros químicos e tendas para o role.”

  • Os comerciantes locais apoiam vocês, isso foi desde o início da batalha? Como foi a recepção deles e dos moradores quando as batalhas começaram?

“Não no começo era só nós organizadores e Deus! Os comerciantes ao redor apoiam a batalha, pois dobram os lucros no dia do evento. No começo ficaram sem saber o que estava acontecendo, mas depois tudo se ajeitou e hoje em dia são nossos patrocinadores! Já os moradores não gostaram muito da batalha no começo, rolou muito preconceito achando que era um bando de adolescentes sem ter o que fazer que se reuniam para zoar. Teve até um abaixo assinado de alguns moradores do bairro que queriam acabar com a batalha por puro preconceito achando que somos “bandidos” e “maconheiros”, mas com o tempo mudamos essa visão das pessoas, pois mostramos que estamos ali pra trazer o bem para o bairro e não estamos ali para fazer bagunça, a Batalha do Barril é muito mais que isso e hoje em dia, graças a Deus, tem a aprovação da maior parte dos moradores que estão cada vez mais interessados em nos ajudar e a se envolver! Quando começou não tínhamos o apoio dos comércios e conforme foi crescendo o evento os comerciantes começaram a se interessar, ai fomos de loja em loja pedir patrocínio, e os comerciantes quiseram patrocinar!”

Cada batalha de rima tem sua história, suas dificuldades e suas lutas. É emocionante ver meninos tão jovens com essa vontade linda de trazer o Hip Hop para as ruas, para o seu bairro!

“Eu, Gadeia, conheci o Hip Hop através do skate. Comecei andar de skate na pista onde hoje é o palco da Batalha do Barril. Há 7 anos atrás e eu ia em várias pistas e conhecia algumas batalhas da região, e sempre sonhei em trazer um evento de Hip Hop para o Borda do Campo! Hoje em dia posso se dizer que sou quem sou pelo Hip Hop e o esporte!”

  • Como grupo, qual é o sonho de vocês, organizadores da batalha?

“Como grupo acredito que nosso mais sonho é ver talentos sendo descobertos através da nossa batalha, ver um menor que poderia estar no crime ou vendendo drogas fazendo rimas, andando de skate ou recitando poesias e assim ver as pessoas fazendo o bem através do rap. Outro sonho é levar a batalha do barril para outras regiões do Brasil e assim ficarmos conhecidos através desse trabalho lindo. Por isso criamos um canal no YouTube, BATALHA DO BARRIL, para podermos levar nossa batalha a pessoas que não podem estar presentes no dia, e assim sermos reconhecidos entre outras batalhas famosas, como, por exemplo, Batalha da Aldeia!”

Aperta o play nesse vídeo do canal da batalha:

Comentários
Carregando...