Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Foi sal, o bagui virou e o carlin voltou. Ouça agora ‘Veterano’ de Carlos Gallo

“Cê sal carlin, vou dar uma década pros cara entender o bagui certo? Pânico de porra nenhuma, só vai xapa”

As vivências de Costa a Costa nunca morreram, os tempos são outros, isso é fato, mas quando a ideia é quente, se torna atemporal. A Fortaleza de pedra tá a milhão, o yin-yang tem real sentido nas ruas dessa capital tão bonita e tão caótica, cenário perfeito para linhas de rap da melhor qualidade, “Carlin voltou tia”, abram alas para Carlos Gallo, o Veterano.

Não considero empolgação, uma inspiração? Talvez sim! Considere sentimento em forma de texto, sobre música que toca a alma e o coração, que aflora o sentimento e fortifica a razão. Se você é de Fortal e não saca que “onde rola o som irmão e cola as gata cera, eu vou curtir em fortaleza“, então volte umas casinhas e reveja seus conceitos sobre rap, se não é daqui, lhes apresento a mixtape “Veterano“, aperta o play e curta a viagem pelas ruas de 4Town.

Carlos gallo ou Nego gallo se preferir, é oriundo de Fortaleza e com certeza um dos nomes mais importantes do rap nordestino e do Brasil, cravou esse título lá em 2007, ao lado de seus xapas Don L, Berg mendes e Flip Jay (Costa a Costa), lançando a mixtape “Dinheiro, sexo, drogas e violência“, trabalho esse que foi reconhecido e premiado, dando início a pavimentação do caminho de descentralização do eixo Rio/São Paulo no rap.

Após o fim do grupo, no decorrer dos anos, Gallo foi assumindo o papel de um crônista periférico, algo muito raro nos dias de hoje, visto o momento atual do rap. Após vários singles e colaborações com outros parceiros de vida e música. Gallo, enfim lançou nessa quinta-feira (10) a tão aguardada mixtape intitulada “Veterano“.

“Veterano é minha forma de agradecer a toda a cidade. Eu não tenho um bairro. Eu tenho uma cidade, tenho Fortaleza na minha caminhada. Veterano é uma forma de agradecer por toda amizade, consideração, respeito e generosidade de quem tá aqui, saca e vive o rap como ele se dá em Fortal, que é muito parecido do jeito como se dá em qualquer lugar do mundo” Carlos Gallo.

Okay, agora vamos voltar a falar da mixtape, ao escutar Veterano, você percebe a minuciosidade e cuidado na produção musical, a musicalidade que se exala, é algo realmente único, é original, uma mistura de trap, reggae, ragga e dancehall feitas por Coro MC.

“Além de beatmaker, ele é um amigo, uma pessoa com quem a gente divide nossas ideias e que de vez em quando apoia a gente em algumas loucuras. Acho que a função é contribuir, trazer luz e dar visibilidade a alguém que também tem talento, consciente do lugar que vem, da história que traz e como ele está contribuindo dentro da sua comunidade. Ele é de suma importância na cultura do rap aqui de Fortaleza, já trabalhou com vários artistas da cena e eu sou muito grato a ele”, o rapper Gallo explica a importância de Coro no processo.

Além de Coro, outro produtor e de suma importância em todo o processo de “Veterano”, Léo Grijó. Todo material foi gravado em um home-studio na cidade de Fortaleza, então Gallo levou tudo para São Paulo e apresentou para Léo, que passou cerca de um ano trabalhando as vozes, reunindo músicos para gravar instrumentos e trabalhando no processo final de produção da mixtape.

Ouça agora a Mixtape ‘Veterano’ no YouTube

“Veterano” tem participações importantes e que mostram o diálogo entre algumas cidades do nordeste. Do Ceará, Coro MC, Don L e MC Mah. Da Bahia, o rapper aposta nos seus parceiros e pilares da cultura hip hop na capital soteropolitana: DaGanja e Galf AC. Nordeste puro!

Foto: Antonello Veneri/ Arte: Filipi Filippo

A foto que compõe a capa de “Veterano” foi feita pelo artista italiano Antonello Veneri, quando ele veio à Fortaleza, para fazer um trabalho sobre os pescadores e o povo do mar.

“Ele é um tremendo artista. Ser fotografado por ele nesse trabalho foi uma experiência linda, ele conseguiu entender bem as minhas dificuldades frente a câmera, isso ajudou muito o processo”, lembra Gallo, que contou também com o talento de Filipi Filippo na elaboração da arte.

Só tenho mais uma coisa a dizer, o bagui virou e realmente onde há fogo, há fumaça, eu subi a favela flor, a minha princesa tem trança nagô, mas saiu do meu mundo batendo a porta, mandando a puta que pariu eu e minha vida torta, só que a caminhada me fez mais forte, isso é Deus a favor xapa, mas nunca esqueça, que aonde for, eu vou, pelo sonho e pelo sangue que foi derramado, só existe o agora e que acima de nós, só o justo!

Ouça agora a mixtape ‘Veterano‘ em todas as plataformas digitais. Salve Carlin, você é foda irmão, muito obrigado.