Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

O grupo Espinhela Caída é a intelectualidade nascida dentro do gueto

Espinhela Caída é um grupo de rap formado em 2016 pelos MC’s Gabo Tatarana e Meursault. Filhos de um pedreiro autônomo, foram criados na extrema periferia, nos limites entre as cidades de Ribeirão e Mauá (Grande ABC).

A mistura entre a vivência na rua, o flerte com o crime, a literatura e o Hip-Hop são os elementos que dão base às letras do grupo, que trazem a vivência dos bairros por onde seus integrantes passaram: Jardim Iramaia (Ribeirão Pires – Grande ABC), Complexo de favelas da Maré (Rio de Janeiro – ZN) e São Mateus (São Paulo – ZL).

Essas vivências são postas sob a luz do conhecimento obtido através dos livros. A meta é juntar teoria e prática na criação da arte comprometida com a favela e com a libertação da ideologia dominante.

O nome Espinhela Caída é uma homenagem a avó dos integrantes, que era benzedeira. Dona Hermelina (Milú) veio do sertão mineiro com seus quinze filhos e filhas e se estabeleceu no extremo leste da cidade de São Paulo, há aproximadamente 50 anos. O nome é uma forma de honrar essa luta cotidiana de quem veio do sertão para construir as grandes cidades. Incrustadas no coração da mata atlântica, várias quebradas convivem com a mescla eterna da natureza exuberante e da miséria que assola a população, como dizem em um verso:

“Nascemos entre a beleza e a miséria da serra / Entre os sonhos do asfalto / e os pesadelo das ruas de terra / Onde a represa tem cores pintadas de aquarela / Mas também faz boiar vagabundo que dá guela.”

O EP “Rimas de Aprendiz” é o primeiro trabalho do grupo e traz no nome uma referência ao livro de contos de Carlos Drummond de Andrade: Contos de Aprendiz. Como no livro, o aprendiz no EP são os próprios artistas, que estão se iniciando e aprendendo com este trabalho.

Além do título do álbum, todas as músicas têm nomes em referência a livros ou filme:

1 – Havia o Rap no meio do caminho

Referência a um poema de Drummond.

2 – Rimas de Aprendiz

O já mencionado livro de Drummond, Contros de Aprendiz.

3 – Cidade dos Sonhos

Filme de David Lynch.

4 – A queda

Livro de Camus.

5 – Um rosto sem dor, sem medo e sem culpa

Capítulo do livro A revolta de Atlas de Ayn Rand.

6 – Modernidade Líquida

Livro de Bauman.

7 – O mundo se despedaça

Livro de Chinua Cheb.

8 – As veias abertas da periferia

Inspirada no livro de Eduardo Galeano.

As próprias letras estão forradas de referências literárias, mas isso nunca compromete o entendimento geral da obra. Os nomes dos MC’s também são inspirados em livros. Gabo era o apelido de Gabriel Garcia Marques, e Tatarana é o primeiro apelido do jagunço Riobaldo no romance Grande Sertão: Veredas. Já Meursault é o nome do personagem principal da obra O Estrangeiro de Albert Camus.

Espinhela Caída é um grupo que acredita na intelectualidade nascida no gueto, cria de cultura marginal. Uma intelectualidade de favela para a favela. Mais união pras quebrada!

Ficha técnica:
MC’s - Gabo Tatarana e Mersault
DJ - DJ Arrudoux
Participação - Isabela Bacelar
Gravação - Estudio M
Mixagem e masterização - Sergio Gandolfo
Audio e captação - Carlos Itamar Silveira
Vídeos - Gabo Tatarana

https://www.youtube.com/watch?v=TaVq1wdUpbo&list=PLKCZNGKEyNrZWAszpCVEZ7binrV5YHV0z

Download