Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

‘Herança do Batuque’ de Nego Preto NP e as marcas do passado

Nego Preto NP, Preto, ateu, bissexual e artista independente. Com carreira oficialmente iniciada em 2011, Nego Preto NP é músico, poeta, produtor audiovisual e blogueiro. Atua principalmente no rap, já tendo também tocado instrumentos e produzido instrumentais em projetos de vários gêneros musicais. Produz vídeos para diversos artistas, além de seus próprios e de seu atual coletivo “Lá do B“.

Também escreve para o blog Página 394 e atualmente trabalha numa musicalidade focada em batuque e ritmos originados de música preta, além de letras oras críticas, oras cômicas, oras celebrativas, abordando temáticas raciais, LGBT e religiosas.

Diretamente de Petrópolis (RJ), o rapper NP acaba de lançar o seu mais novo single “Herança do Batuque“, onde o MC exalta a cultura negra e relembra do passado que deixa marcas até hoje.

Nego Preto NP

A música trás um sentimento de cobrança, com linhas que são verdades dolorosas, NP mostra que seus ancestrais deixaram arte como herança e que ele usa dessa arte pra contestar o sofrimento que os mesmos sofreram, relembrando de toda a dívida histórica que ainda não foi paga.

A música nasceu de um beat do músico e produtor Felipe Pizzi, que teve a melodia reaproveitada em uma nova instrumental produzida pelo próprio NP, respeitando a composição original, agora reproduzida em um timbre de berimbau que acompanha o batuque e o 808. A faixa conta também com backing vocal de DLO, integrante do coletivo “Lá do B”, o qual NP também faz parte.

O produtor audiovisual Rafael Magalhães chegou somando na direção e filmagem do videoclipe, que foi inteiramente gravado em Petrópolis, cidade tida como “imperial”, e que, como de costume, supervaloriza a cultura e ponto de vista europeus e ofusca ou “gourmetiza” o lado africano. Atrizes e atores pretos da cidade colaram nas filmagens, que contaram com coreografia e direção de figurino de Vinícius Feliciano, irmão gêmeo de NP. Algumas das vestimentas do clipe são de marcas independentes locais, como a Fridoquis, a Cherry Love e a Alcateia.

Durante a música, a frase “Salve o batuque, aho!” é repetida algumas vezes como uma saudação às nossas raízes, e já se tornou uma marca do músico, gritada pelo público em todos os shows que o som é cantado.

Uma celebração ao batuque, à cultura preta, à ancestralidade que nosso povo carrega através da arte. Nossa emancipação nunca foi e nunca será mérito de nossos inimigos. AHO!

Nego Preto NP

Escute agora “Herança do Batuque” do rapper Nego Preto NP: