Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

MC carioca lança seu novo EP intitulado “8pa30”, a crise dos 30 de d4crvz

8pa30 é o novo EP do MC e produtor carioca d4crvz, lançado no dia 28 de setembro. O EP contém cerca de 10 minutos e conta com 5 faixas, sendo todas instrumentais de Léo Machion e pós-produzidas por I, Go (que também é creditado pelas transições presentes no trabalho). O visual é feito por Lessa Gustavo, responsável pela arte da capa, enquanto o vídeo fica por conta do coletivo Sukta.

De inicio há uma introdução, a faixa oitoemeia, com uma bateria sobre um recorte de algo que soa como uma aula acerca de relógios, onde são enfatizados os números 8 e 30. Porém, uma pausa. Antes de prosseguirmos, é necessário ressaltar um detalhe, a importância de “8 e meia” e “8 pra 30”, uma vez que o MC está completando 22 anos e acaba passando por um precoce Retorno de Saturno.

Para a astrologia, o Retorno de Saturno ocorre quando o planeta Saturno realiza uma volta completa em torno do sol, voltando ao seu “marco zero”. Esse episódio demora cerca de 30 anos para acontecer.  E isso é de total importância para contextualizar o EP, já que o planeta é associado a estrutura, a organização, a base.

A “crise dos 30” nada mais é do que um marco do Retorno de Saturno. É nela que somos tomados por uma epifania e há a necessidade de tomar consciência do que cabe a nós ou já não nos convém mais. Durante esse período somos forçados a amadurecer e reconhecer nosso lugar no espaço – e o EP se desenvolve a partir desse ponto.

Na segunda faixa, o peso de de ser o dacruz, um dos altos do ep, d4crvz demonstra ter ciência desse momento e afirma que, quando a verdadeira crise dos 30 chegar, há de sofrer dobrado.

“Não cheguei na crise dos 30, antecipei pra 22 e quando chegar sofro o dobro ou mais.”

A faixa termina com a conclusão de que, de fato, o melhor remédio é vivenciar o agora, já que é o único momento que existe.

Após isso há um interlúdio que traz um trecho de Coragem, O Cão Covarde e deixa um questionamento “Você nunca pensou em como seria ser outra pessoa?” e é com essa dúvida que somos apresentados ao desfecho do EP, a quinta e última faixa, “Sr. Eustácio“.

Aqui d4crvz personifica o velho Eustácio e há uma reflexão tanto de tempo quanto de identidade. O MC diz não ter 22 anos e sim 60, sem se identificar mais com o que é hoje ou com o que era, algo como ser velho demais pra ser novo e novo demais pra ser velho e sendo assim há a dificuldade de reconhecer o próprio corpo como seu ou algo que o represente.

A ideia de tempo está presente por todo o EP, evocando sentimentos que vão desde a busca por certezas até o desapego das mesmas, o desapego não só de pessoas como também de velhas manias. D4crvz se mostra mais maduro por buscar suas raízes dentro de si e também por conseguir colher os frutos do passado, numa tentativa de dialogar consigo mesmo e se reconhecer novamente – mesmo que para depois se perder, de novo e de novo.