Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Cassiano Cacique resgata a raiz do povo nordestino e lança videoclipe de “Soma do Dia”

“Soma do Dia” faz parte da mixtape “Aprendi a Enxergar com um Cego”, que faz referência ao avô de Cassiano, o poeta cego Manuel Pedro Clemente.

O músico, poeta e embolador pernambucano, Cassiano Cacique, resgata a raiz do povo nordestino na própria trajetória de vida e através da música. O artista acaba de lançar o videoclipe de “Soma do Dia“, faixa que faz parte da mixtape “Aprendi a Enxergar com um Cego“, que faz referência ao avô de Cassiano, o poeta cego Manuel Pedro Clemente, famoso por ser um exímio repentista e também pelos poemas “Amor de Mãe” e “Partida Saudosa“.

“Soma do Dia” narra o cotidiano de uma mulher como a maioria das brasileiras: uma trabalhadora assalariada que vive uma rotina de acordar cedo para fazer o que nunca sonhou para si, mas que precisa sobreviver.

Gravado em São Paulo e dirigido e editado pelo próprio artista, o clipe mostra a jovem pelas ruas da maior metrópole da América Latina num estado de total lisergia. A gravação teve participação especial de Davi Ribeiro, piloto principal de manobras com moto da equipe 26 da norte e de Marina Venetta.

É um projeto que tive muito cuidado pra construir. Investi mais que recurso financeiro, investi a vida mesmo. Então, me preocupo com cada detalhe. Acredito muito no trabalho como música, poesia e conceito. Não é realização de sonho, não tenho essa ingenuidade e, talvez por isso eu me preocupe tanto com detalhes. Porque sei que é um trabalho sério, profissional e de muita qualidade”, conta Cassiano.

Soma nada mais é do que a “droga perfeita” criada por Aldous Huxley em “Admirável Mundo Novo”, escrito em 1931 e publicado no ano seguinte. Não é nenhum segredo a admiração de Cassiano pela obra literária do autor britânico, sua maior influência. O personagem “John, o selvagem” é quem guia o conceito artístico do pernambucano nascido em Recife, preocupado com a forma de vida automatizada de nossa sociedade atual.

Fico fascinado por essa sensibilidade que Huxley tinha de construir uma percepção social, a partir de uma ação da máquina e, ser tão assertivo nessa construção. É isso que se acentua quando ele elege um salvador do caos social e esse salvador é um índio selvagem e alheio aos desejos da civilização. Um herói que salva o mundo com seu amor mais puro e genuíno“.

Atualmente, em turnê com seu conterrâneo Diomedes Chinaski, Cacique vê no rap uma salvação para os jovens, principalmente os que moram em periferias. Para ele, o gênero musical tem um papel educador fundamental na vida destas pessoas.

O rap é um dos braços do Hip-Hop. Este último, talvez, seja o movimento social mais importante já provocado por um movimento cultural. Arrisco dizer que ele educa e corrige em muitos casos, principalmente a juventude periférica, salvando jovens todos os dias. Se a música é um instrumento pelo qual se transforma, o rap é sem duvidas a mais transformadora de todas elas”.

Confira o videoclipe