Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Aprendizado em Dovahkiin, de Eloy Polêmico

Ano passado, vulgo Ano Lírico, teve vários lançamentos bons, mas no meio de hype para cá e hype para lá, alguns trabalhos não receberam a devida atenção.

E um desses é o álbum “Dovahkiin“, do Eloy Polêmico.

O nome do álbum, que vem do jogo de RPG Skyrim, significa “Criança Caçadora de Dragões”. No jogo, o Dovahkiin possui o poder de absorver a alma de Dragões para obter seus conhecimentos e poderes.

O que se pensar nesse trabalho do Eloy como um todo, faz perfeito sentido. O rapper é um caçador em meio a problemas atuais, só que sua caça é o aprendizado através de suas experiências.

“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.” – Friedrich Nietzsche – Para Além do Bem e do Mal

Essa frase do Filósofo alemão pode ser integrada facilmente no conceito do álbum. A luta do Eloy contra os “Dragões” só tem resultado quando os poderes são absorvidos, ou seja, existe uma linha tênue entre ele se transformar, ou não, em um monstro.

E é encarando abismos que o rapper encontra soluções para seus problemas. Nas músicas ele nunca está a parte das questões e sim, no centro delas, como um agente participativo das ações do meio em que vive. É algo bastante humano, nunca se encontrando em um patamar privilegiado, e sim como alguém disposto a mudar a situação e aprender, como alguém capaz, mas que precisa de ensino, assim como uma criança que pode matar dragões seria.

[bs-quote quote=”“Desperto hoje, dúvidas são tudo o que componho(…)
Esse é meu manifesto, quase tudo contesto
E testo todos ao redor
E alguns decepcionam, meus métodos funcionam”
” style=”style-6″ align=”center” author_name=”Deixai Aqui Toda a Esperança” author_job=”Eloy Polemico”][/bs-quote]

Mas de tanto olhar para o abismo, ele olha de volta para nós. E Eloy assume isso, queremos matar os dragões, mas nada fazemos para completar esse ato.

É um jeito de assumir responsabilidade, tanto para aprender, quanto para transmitir conhecimento. O rapper sabe que o que fala é importante, mas como eu disse antes, ele sempre se coloca em posição de que necessita ser ensinado também.

Mas não há passividade no discurso, e sim uma necessidade grande de agir, aliando o que ele aprendeu, com sua capacidade transformadora.

[bs-quote quote=”“Eu tô vendo: querem me calar
Difícil é pouco, quero ver me alcançar
Avisa o lado de lá que eu tô bem
Com a corda no pescoço
Mas ninguém me detém”
” style=”style-6″ align=”center” author_name=”Ouro Tolo” author_job=”Eloy Polemico”][/bs-quote]

Não é uma tarefa fácil, no jogo de RPG o Dovahkiin faz parte de uma profecia, então de certa forma ele é obrigado a assumir um certo papel na história. E baseado nisso, Eloy nos mostra que as vezes é necessário assumir alguns fardos.

E quando entendemos e aceitamos isso, aprendemos que o o abismo que precisamos encarar é só um professor meio rígido, e podemos passar por ele tranquilamente.

Ele não romantiza o sofrimento, só nos mostra que é necessário passar por ele, e que os piores monstros podem aprender conosco e que a gente sempre tem que estar disposto a absorver o que eles possuem de bom, afinal somos crianças, mas com o poder de matar dragões.

“Permita todas as questões em pauta
Vejo que quem crê com desespero não supera frustração
É lúdica, essa nossa interação
Aprendizado mútuo, não só vender produto”