Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Toda a essência e as caras por trás da cena curitibana no Projeto Palco Livre

No projeto, mcs e grupos são convidados para se apresentar no estúdio, onde é realizada a gravação e transmissão audiovisual de conteúdo, incentivando o fluxo de informação dos mais variados estilos, sejam eles musicais, sociais ou educativos

A cena do rap brasileiro, a cada ano que passa, tem ficado cada vez mais forte e agitada, e em meio a todo este corre é claro que Curitiba não quer ficar pra trás. E isso pode ser provado ao ver quantos estúdios e selos independentes têm surgido na cidade; ao ver quantos MCs, beatmakers e grupos têm tentado a sorte e vêm lançando seus trampos e também ao ver cada vez mais projetos independentes sendo criados para valorizar a cena local. E um destes quadros se chama Projeto Palco Livre e é dele que vamos falar…

Pelas ruas de Cwb, mais especificamente no bairro do Cajuru, se encontra o Espaço Cajuru de Cultura Digital, onde rola o Projeto Palco Livre todo sábado. Construído pelas próprias mãos e esforço de Julio Carvalho, o espaço foi construído de forma totalmente independente, tanto de recursos quanto mão de obra. Às vezes Julio só tinha ajuda da família, que também cedeu uma garagem para que ele pudesse começar seus trabalhos em prol do Hip Hop de Curitiba.

No projeto, MCs e grupos são convidados para se apresentar no estúdio, onde é realizada a gravação e transmissão audiovisual de conteúdo, incentivando o fluxo de informação dos mais variados estilos, sejam eles musicais, sociais ou educativos. E o palco é livre, pois qualquer artista que quiser pode se apresentar lá e dizer o que pensa, acredita, mostrar quem é ele mesmo, afinal, todos têm algo para compartilhar!

Idealizado por Julio Carvalho um ano atrás, o objetivo do projeto é mapear toda a cena de Curitiba e região metropolitana, para, assim, mostrar como a cena local é grande e possui muitos trabalhos de qualidade não reconhecidos até pelo próprio público de Curitiba. E Julio e seu projeto tem conseguido fazer isto muito bem, só este ano mais de 130 grupos e MCs já passaram pelo palco do programa e deixaram sua mensagem lá.

E para dar conta de tantos MCs, Julio tem a ajuda da super apresentadora (como ele mesmo diz) Flávia Oms, que faz as apresentações do programa, entrevista os convidados e agita o estúdio. A Flávia também é dona de um canal no Youtube, junto da sua amiga Amanda Padilha, chamado “Se Liga Guria”, onde elas colam nas festas de Rap de Cwb para conversar com os mcs, gastar muito e também para nos levar para conhecer a cena.

O Projeto Palco Livre é um projeto sem fins lucrativos, Julio e Flávia o fazem o continuar acontecendo por puro amor à cena e ao Hip Hop. No canal do Youtube você poderá conferir todos os vídeos e descobrir alguns ótimos nomes da cena curitibana como Pete Mcee, Vinyl, Maloca Que Domina, O Elo Perdido, Aka Rasta, ASL MC, Poesia 163, Artigo XVI e muito mais. Confira o canal a seguir: