Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Kanye West, o novo Messias?

Segundo pesquisas avançadas e elaboradas (Wikipédia), temos a seguinte definição para a Teoria da Conspiração:

Também chamada de teoria conspiratória ou conspiracionismo é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que duas ou mais pessoas ou uma organização têm tramado para causar ou acobertar, por meio de planejamento secreto e de ação deliberada, uma situação ou evento tipicamente considerado ilegal ou prejudicial. Desde meados dos anos 1960, o termo se refere a explicações que mencionam conspirações sem fundamento, muitas vezes produzindo suposições que contrariam a compreensão predominante dos eventos históricos ou de simples fatos.

Explicado isso, o mundo da música é recheado de teorias desse tipo. Há quem diga que Elvis Presley não morreu, e talvez essa seja a mais batida das teorias, mas também há algumas outras intrigantes, como, por exemplo, a de que o ex-Beatles Paul Mccartney tenha morrido em um acidente de carro e sido substituído por um sósia para que assim a carreira da banda – naquele momento, em ascensão – não precisasse ser interrompida.

Uma história bizarra envolvendo a cantora Avril Lavigne também circula na internet há algum tempo; há quem diga que a – eternamente jovem – cantora tenha se suicidado logo após o sucesso do seu disco de estreia e para que os lucros da produtora/gravadora não fossem interrompidos, trataram de achar uma sósia imediatamente para dar continuidade aos trabalhados da jovem – supostamente – falecida. Que loucura, não?

Mas o mundo da música vive atualmente uma nova onda conspiratória: a história se resume em um disco do lendário David Bowie, o “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972.

Segundo a teoria, o disco teria previsto o surgimento do rapper Kanye West, e que ele seria o salvador da porra toda, a quem isso nos faz lembrar? Pois é.

A teoria começa desde a sua capa em que aparece um letreiro escrito K. West. A primeira faixa do álbum é a música 5 Years. O disco, como já dito, data 1972 e Kanye West nasceu em 1977, ou seja, cinco anos depois. Tá, mas e daí? A letra fala sobre um possível fim do mundo, ao menos que um Starman descesse à Terra para salvar o planeta cinco anos depois.

https://www.youtube.com/watch?v=sI66hcu9fIs

Em 1974, em uma entrevista concedida à revista Rolling Stone, David Bowie, sob o alter-ego de Ziggy, deu uma estranha afirmação sobre como seria o dia de sua morte:

Assim que Ziggy morrer no palco, o infinito pega os elementos dele e os torna visíveis

O curioso é que décadas depois, em janeiro de 2016, o rapper Kanye West foi uma das primeiras celebridades a se pronunciar sobre a morte do astro.

David Bowie foi uma das minhas mais importantes inspirações, tão destemido, tão criativo, ele nos deu mágica para toda uma vida – Kanye West

Mas como esse povo adora ligar os pontos em suas viagens de ácido, digo, em suas teorias conspiratórias, como diria a minha avó, tem mais feijão nesse angu. O último disco do camaleão do rock, intitulado de BlackStar, confirmaria o rapper como seu sucessor. Inclusive a terceira faixa, que possui título homônimo ao disco, possui algumas frases um tanto quanto estranhas.

Something happened on the day he died”, diz a letra. “Spirit rose a meter and stepped aside/ Somebody else took his place, and bravely cried/ ‘I’m a blackstar, I’m a blackstar!’.

Porra, mas e daí, cara?

Acontece que no ano de 2013, o nada pretensioso rapper lançou o polêmico disco chamado Yeezus (Jesus) e a terceira faixa desse álbum se chama I am a God. Para piorar, isso fez uma galera lembrar de uma capa da revista Rolling Stone anos antes em que ele aparecia usando uma coroa de espinhos. Pois é.

Matéria escrita por: Danilo Ruffus