Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Precisamos falar sobre: Rimas & Melodias

No dia 15 de setembro, o grupo Rimas & Melodias lançou o disco “Homônimo” em todas as plataformas de streaming. Mayra Maldijan, Tatiana Bispo, Drik Barbosa, Karol de Souza, Stefanie, Tássia Reis, Alt Niss se juntaram e criaram não um grupo, mas sim um conceito, não criaram um disco e sim uma obra.

É razoavelmente simples definir cada uma das garotas de forma separada, porém no momento que elas se unem e se tornam Rimas & Melodias, fica muito complicado conseguir um ponto de definição coerente sobre. O coletivo consegue ser versátil, previsível e imprevisível, tudo ao mesmo tempo. Sim, em alguns momentos você imagina o que pode acontecer em alguma música, porém no segundo seguinte você então percebe, que tudo que você esperava, chegou aos seus ouvidos de uma forma completamente diferente daquilo que você esperava.

Fotografia: Karu Martins

Rappers antigos são tão previsíveis, novos rappers são tão previsíveis, quando algo dentro do rap te traz uma pitada de imprevisibilidade, isso é muito bom, é como se o rap estivesse tomando uma dose vida.

Rimas e Melodias consegue fazer isso com o seu disco de estreia. Na primeira faixa do disco a voz marcante de Karol de Souza chama atenção com uma dissertação bem swingada, então chega a parte da Stefanie, que te faz parar o que você estiver fazendo para prestar atenção nela.

Fotografia: Karu Martins

No final de julho o grupo lançou o single e clipe “Origens“, foi o primeiro clipe do Rimas & Melodias e também o primeiro single do disco de Rap e R&B. É um som que celebra as origens de cada uma, desde ancestralidade e espiritualidade a memórias de infância e referências musicais herdadas da família.

O disco tem sete faixas e reflete o surgimento do grupo, que surgiu de forma despretensiosa com uma série de vídeos que circulou as redes sociais e depois de tão pouco tempo, já são vistas e servem como modelo de inspiração para muitas mulheres. Em nenhum momento elas tentam suavizar o disco, é repetido inúmeras vezes a palavra “rap” durante as sete faixas do “Rimas & Melodias”. O disco é comercial, mas aparentemente a comercialidade se deu de forma muito natural.

Fotografia: Karu Martins

O disco foi lançado no centro de São Paulo, no Red Bull Station, que contou com personalidades do Hip Hop,  que tiveram a oportunidade de prestigiar a audição do disco. O álbum que tem um pouco mais de 34 minutos foi gravado no estúdio da Red Bull, com direção artística de Mayra Maldjian e a direção musical foi de DIA.

O disco tem as seguintes faixas: Rimas & Melodias, Coroação, Origens, Paradoxo, Sete Chaves, Vivência e Manifesto/Pule Garota, e conta com a participação da Djamila Ribeiro, filósofa e figura influente no feminismo e ativismo negro.