Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Destrinchando um pouco da carreira de Nas

Dia 14, Nasir Jones, o Nasty Nas, completou 44 anos de vida. Nas que para muitos é considerado um dos 5 melhores mc’s de todos os tempos – inclusive para este que vos escreve – e também o melhor rapper vivo. Esta questão é completamente subjetiva, é pessoal, uma vez que cada um tem seu MC favorito. Mas como disse Q-Tip em uma entrevista: “Nas é o rapper favorito do seu rapper favorito!”.

https://www.instagram.com/p/BZB9G1AA4_-/?hl=pt-br

Nas, filho do músico de jazz Olu Dara Jones, nascido e criado em Queensbridge, no Queens, New York, tem uma influência grandiosa no Rap. Foi ele quem escreveu todas as rimas da série The Get Down, ele tem um som, de 2002, chamado “Get Down“. O rapper J. Cole disse em “Let Nas Down“: “Pac era como Jesus, Nas escreveu a Bíblia”. Cole se refere a “Illmatic“, lançado em 1994, o primeiro álbum de Nas. Uma verdadeira aula de liricismo.

Eu já ouvi absurdos do tipo “Nas só tem um álbum bom (Illmatic)”… Para esse tipo de comentário eu só tenho a lamentar pela ignorância e indicar outros trabalhos do Nas que são simplesmente incríveis. Mas antes das indicações, uma indagação rápida. O que faz um álbum ser bom? Prêmio? Vendas? Illmatic não teve um grande sucesso comercial. Prêmios não são determinadores de nada, lembrando que Macklemore venceu um Grammy em cima de Kendrick Lamar.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

Se você é uma das pessoas que acha que Nas é superestimado, eu te aconselho a prestar mais atenção nas letras e na levada dele. Se você não manja de inglês, é só traduzir. Mas vamos aos sons do Nas que você não prestou muita atenção.

O primeiro álbum de Nas com repercussão comercial foi “It Was Written“. Com sucessos como “The Message“, “If i Ruled The World (imagine that)“, “Affirmative Action” com sua banca The Firm, “Street Dreams” que rendeu uma treta com 2 Pac, que achou que Nas tinha roubado a batida do seu som “All Eyez On Me“, mas na verdade os dois só tinham usado o mesmo sample. Uma das minhas músicas favoritas deste álbum é “Shootouts“.

Nastradamus” e “I Am…” são considerados os fracassos de Nas, mas mesmo sendo trabalhos questionáveis, neles ainda se encontram clássicos como “Hate Me Now” e “Nas is Like“. Se você tiver a oportunidade ouvir a mixtape “The Lost Tapes“, aproveite essa oportunidade, porque o trampo é dos melhores.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwCWIr4M0N-5oFYC49vHRy8jjwJBrAls6

Os controversos “Untitled” e “Street’s Disciple“, o primeiro sendo polêmico por seu título original, “Nigger“. Na época de seu lançamento alguns movimentos negros queriam proibir o uso da palavra, e Nas trouxe à tona a discussão. E no último teve a polêmica da capa, que imitava a santa ceia. Ambos os álbuns se destacam por suas muitas canções de conteúdo político e social. “Untitled” teve certificado de ouro e número 1 da Billboard. “Street’s Disciple” foi platina.

Em “Stillmatic” ele fez as clássicas “One Mic” e “Ether“, uma resposta a diss de Jay Z. “God’s Son“, que tem músicas incríveis como “Made You Look“, “I Can“, “Warrior Song” que teve a participação de Alicia Keys, além da música “Heaven” que dividiu opiniões. Os críticos acharam pouco memorável e os fãs acharam um trabalho pessoal e pensativo. Nas tinha acabado de perder sua mãe que falecera de câncer e fez uma linda homenagem a ela na canção “Dance“.

“Se ao menos eu pudesse ouvir sua voz e sua risada / Só mais uma vez, meu coração seria preenchido com a luz do sol / 7 de abril de 2002, quando os portões do céu se abriram / Para você passear, linda Anne Jones”

Nas faz jus aquela máxima “O Rap é o dedo na ferida“, muitas vezes Nas foi o dedo na ferida do próprio Rap. No final de 2006 quando lançou seu primeiro álbum pela Def Jam – que tinha como CEO o seu até então desafeto Jay Z – como o título de “Hip Hop is Dead“.

Resultado de imagem para Nas Hip Hop Is Dead

Em 2012 saiu o disco “Life is Good“. Um dos melhores da carreira de Nas. Com participações de artistas como Rick Ross, Anthony Hamilton, Mary J. Blige, Miguel, Swizz Beatz. Musicas como “Daughters“, “You Wouldn’t Understand“, “Roses” que fazem valer o nome Ritmo e Poesia. Minha faixa preferida é “Cherry Wine” com Amy Winehouse, que comemorava aniversário no mesmo dia que seu amigo Nas. O produtor Terry Urban já produziu uma mixtape do Nas só com samples da Amy, o “Terry Urban Presents – Me & Mr. Jones“.

Vale muito a pena assistir o filme “Nas: Time is Illmatic“, que mostra o processo de construção do aclamado disco Illmatic e também fala sobre a “Nasir Jones Hip-Hop Fellowship“, bolsa de estudos de Harvard que ajuda a financiar pessoas com potencial nas artes ligadas ao hip-hop.