Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

‘Oração à Vitória’: entenda o que foi dito na introdução da música de Baco Exu do Blues

O disco está sendo um dos assuntos mais comentados no twitter, tanto é que chegou aos trending topics BR por diversas vezes.

O tão esperado “Esú“, de Diogo Moncorvo (Baco Exu do Blues), foi lançado na manhã de hoje (04) e surpreendeu milhares, sim, milhares de pessoas. O disco está sendo um dos assuntos mais comentados no twitter, tanto é que chegou aos trending topics BR por diversas vezes. Passei por grupos de Rap no facebook e os debates são constantes, todos falando sobre a capa, sobre a musicalidade, samples, letras, muitos curiosos. Isso é bom! Diogo resgatou muito da nossa ancestralidade nesse disco e só quem é de Àse entende o que digo.

“Esú” é composto por 10 faixas, os beats foram produzidos por Nansy Silvvz, exceto a faixa Intro, que a base é de Scooby Mauricio e os scratches de KL Jay (Racionais MC’s).

A música que me pegou de jeito foi “Oração à Vitória“. Sou candomblezeira, filha de Oyá e tenho um carinho mais que especial pelo Orixá Èṣù, e isso é por tudo o que Ele representa para mim, só agradeço. Sou jornalista, a comunicação é minha vida! Èṣù é o mensageiro, Senhor da comunicação, Èṣù está em tudo, não se faz nada sem Ele! É movimento, tal como minha mãe Oyá. A ligação que temos é tão forte, que na minha formatura fui pegar o diploma ao som de um xirê (cantiga) de Èṣù.

Mas vamos lá! Na introdução da música, Xarope MC diz o seguinte:

“Laróyè Èṣù / Mo júbà Èṣù / Aos inimigos, keny ore amade kekere / Pelè pelè pelè nì / Èṣù dara dara caminho / Èṣù dara dara prosperidade / Èṣù dara dara ooooô / Àse Èṣù, Àse / Àse oooô esu / Sempre Ajo / Nunca Ejò / Àse Èṣù / Laróyè Èṣù / Mo júbà Bàbá / Mo júbà Èṣù”

Contei com a ajuda do meu pai, Rodrigo Siqueira, para fazer a tradução. Nessa introdução, Xarope faz uma saudação ao Orixá Èṣù ao dizer “Laróyè” e pede a benção “Mo júbà”. Pede calma na caminhada e que os inimigos sejam pequenos diante de seu caminho, pede a Èṣù que abra e dê caminhos, que traga prosperidade, pede “Àse” (força, energia). Confirma isso ao dizer: “Àse oooooo”. Pede também que a união permaneça, sempre “Ajò” e nunca “Ejò” (fofoca). Novamente, pede bençãos e agradece ao “Bàbá” (pai), Èṣù.

A letra completa vocês podem conferir no Genius, deixei um adendo lá também com essas informações. Espero ter conseguido tirar algumas duvidas. No mais, ouçam esta maravilha de faixa:

Obs: Nesses versos “Aos inimigos, keny ore amade kekere / Pelè pelè pelè nì”, algumas palavras podem não estar com a grafia 100% correta, mas irei corrigir nos próximos dias. Solicitei a ajuda de um amigo fluente no idioma, mas por ser uma pessoa bem corrida ele não teve como mandar por escrito e explicou por telefone mesmo. rsrs Ah, nos próximos dias lançaremos o “faixa por faixa” do “Esú”, aguardem!