Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Ministro do STF Luís Roberto Barroso pede desculpa por chamar Joaquim Barbosa de ‘negro de primeira linha’

O ministro do STF Luís Roberto Barroso pediu desculpas publicamente por ter chamado o ex ministro Joaquim Barbosa de negro de primeira linha.

O ministro do Superior Tribuna Federal, Luís Roberto Barroso, pediu desculpas publicamente, nesta quinta-feira (8), por ter chamado o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha” em um discurso realizado na quarta-feira (7). Barroso logo no início da sessão disse que é preciso enfrentar o racismo “mesmo o que se esconde em nosso inconsciente”.

“Manifestei-me de modo infeliz e utilizei a expressão ‘negro de primeira linha’. Não há brancos ou negro de primeira linha porque as pessoas são todas iguais em dignidade e direitos, sendo merecedoras do mesmo respeito.”

O ministro explicou que tentou fazer referência a um “acadêmico negro de primeira linha”, ao citar a trajetória de Joaquim Barbosa na cerimônia de aposição do retrato na galeria de ex-presidentes do Supremo, realizada ontem. Mas reconheceu que utilizou a expressão “de primeira linha” em relação à condição de negro.

“Gostaria de pedir desculpas às pessoas a quem possa ter ofendido ou magoado com esta frase infeliz. Gostaria de pedir desculpas sobretudo se, involuntária ou inconscientemente, tiver reforçado um estereótipo racista que passei a vida tentando combater e derrotar”

Ele ainda disse, “mais de uma pessoa me disse se eu justificasse a minha fala e pedisse desculpas eu daria mais visibilidade ao fato. É provável. Mas é sempre boa a oportunidade para enfrentar o racismo à luz do dia, mesmo o que se esconde em nosso inconsciente.”

MARTIN LUTHER KING

O ministro Barroso finalizou o seu pedido de desculpas citando Luther King, um grande símbolo mundial na luta contra o racismo, com a frase “Sempre é hora certa de fazer a coisa certa”. O ministro Edson Fachin prestou solidariedade ao colega, afirmando que a própria trajetória de Barroso é prova de que a declaração foi um equívoco.

Joaquim Barbosa chegou sorridente à cerimônia de aposição de seu retrato na galeria de ex-presidentes do Supremo. O semblante descontraído mudou quando o ministro Luís Roberto Barroso falou, na tentativa de fazer um elogio e na verdade cometendo uma gafe, que Barbosa era um “negro de primeira linha” durante discurso na cerimônia sobre a trajetória profissional do ex-ministro:

“A universidade (Uerj) teve o prazer e a honra de receber um professor negro, um negro de primeira linha vindo de um doutorado de Paris.”

Escrito por: Renata Mariz