Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Morre Muhammad Ali, o exemplo de uma geração

Referencia para rappers e outros integrantes do Hip-Hip, o ex-boxeador Muhammad Ali morreu na noite da última sexta-feira (3), num hospital em Phoenix, no estado do Arizona, EUA.

Referencia para rappers e outros integrantes do Hip-Hip, Muhammad Ali, um dos maiores atletas de todos os tempos, morreu na noite da última sexta-feira, num hospital em Phoenix, no estado do Arizona, Estados Unidos, conforme anunciou a família em comunicado.

“Depois de um combate de 32 anos contra a doença de Parkinson, Muhammad Ali morreu, aos 74 anos de idade“, anunciou o porta-voz da família, Bob Gunnell. Bob ainda informou que o ex-boxeador tinha sido internado no hospital devido a problemas respiratórios.

Filho de escravo, Muhammad Ali é considerado o maior boxeador da história, sendo campeão mundial em 1964, 1974 e 1978.

Além do esporte, Ali também ficou famoso pelo seu compromisso social e posicionamento político, lutando ao lado dos negros contra o racismo e motivando guetos com suas frases de efeito, como: “Deus não coloca um peso nos ombros de um homem se souber que ele não pode carregá-lo“.

Muhammad Ali pode ser considerado o primeiro esportista a aliar marketing com política. Exemplo disso foi seu desempenho antes da luta com George Foreman no Zaire. Ali utilizou todo seu conhecimento do pan-africanismo para se colocar como o lutador da África, enquanto Foreman ficou como símbolo da alienação negra americana, episódio este retratado no filme “Quando Éramos Reis“, de 1974.

https://www.youtube.com/watch?v=f2-bYqcY_cI&feature=share

Ali entrou para história da década de 60 quando se negou a lutar na Guerra do Vietnã. “Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?“, disse, antes de pagar o preço de 4 anos fora dos ringues por se recusar a ir para guerra.

Muhammad Ali fez sua última aparição pública em abril deste ano, num evento pra arrecadar fundos para organizações de caridade no Arizona.

Descanse em Paz mestre!